Apeadeiro http://www.apeadeiro.org Mário Gamito Mon, 09 Mar 2009 18:25:52 +0000 http://wordpress.org/?v=2.7.1 en hourly 1 sporting 3 - benfica 2 http://www.apeadeiro.org/bola/sporting-3-benfica-2 http://www.apeadeiro.org/bola/sporting-3-benfica-2#comments Sun, 22 Feb 2009 00:34:14 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1478

Gloria uictoribus, honor uictis.

]]>
http://www.apeadeiro.org/bola/sporting-3-benfica-2/feed
look at the hand! http://www.apeadeiro.org/humor/look-at-the-hand http://www.apeadeiro.org/humor/look-at-the-hand#comments Fri, 20 Feb 2009 14:22:53 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1468 Aqui há dias numa mailing list portuguesa, usei a expressão inglesa Look At The And.
Passado um pouco, recebi um e-mail em pvt perguntando-me o que significava isso e respondi. Como é uma expressão com piada, partilho aqui o seu significado. Em inglês, claro.

Look at the hand is a line used at begining magicians (or prestidigitators) when fumbling their trick and everyone is clearly seeing what they are trying to hard hide… but failing.

Also, it can be used in a different context by technology sales reps when you ask them about this or that feature and they reply with some standard «our product has been defined by Gartner as leader in its niche, implements all current web standards and is compliant with the KJAHSHGFWYT committee…».

LOL :)

]]>
http://www.apeadeiro.org/humor/look-at-the-hand/feed
guitarra http://www.apeadeiro.org/eu/guitarra http://www.apeadeiro.org/eu/guitarra#comments Fri, 20 Feb 2009 14:05:18 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1463 Eu sou um apaixonado pela guitarra, sempre fui. Fiz o Curso de Guitarra Clássica no Conservatório (8 anos) em adolescente. No entanto, nunca quis seguir uma carreira de músico erudito, ou de Prof. de Conservatório. Nem nunca sequer tive gosto em actuar perante uma audiência. A única excepção foi uma vez no Teatro Aveirense e porque eram vários músicos em peças e instrumentos diferentes e uns de cada vez. Tipo um Sarau Clássico.

Participei apenas em vários espectáculos ad-hoc, em grupos igualmente ad-hoc. Normalmente, músicas Pop/Rock nos festivais da juventude da minha terrinha. A coisa mais séria em que participei foi num grupo de recolha do cancioneiro regional de Aveiro que durou dois anos. Chamava-se Esteiro Grande, o nome do Esteiro que existe no Forte da Barra. Cantava nesse grupo a Jacinta. Sim, essa mesmo, a nossa hoje menina bonita do Jazz. O mundo é pequeno e nós vivíamos na mesma terrinha.


A tocar o Let’s Get Metaphysical do álbum About Face do David Gilmour num desses festivais, há uns 23 anos.

Ter feito o curso foi para mim e mais ninguém, um acto algo egoísta. Para que pudesse saber tocar minimamente bem guitarra. Era um aluno um bocado rebelde. No sentido em que por exemplo sempre detestei o pedal de apoio para a perna esquerda que se usa na guitarra clássica. Usava-o nas aulas, mas a estudar as peças em casa (e ainda hoje), era com a perna direita cruzada sobre a esquerda. Sempre detestei igualmente as aulas de Solfejo, embora soubesse que eram essenciais. As de Técnicas de Composição eram mais interessantes e o Canto Coral… yuck!.

O que me dá mesmo gozo, é quando me apetece relaxar um pouco pela guitarra, pegar nela em casa, sentar-me e tocar Bach ou VillaLobos, etc. Só para eu ouvir, isso sim. Aprender desde cedo a tocar música por pauta é como andar de bicicleta: depois de se estudar uma peça, fica-se a sabê-la tocar de cor até ao fim dos nossos dias.
Por isso, basta sentar-me e tocar uma que normalmente vem de encontro ao meu estado de espírito no momento.
Uma das minhas preferidas (sem ser particularmente difícil de executar), é o Estudo XVII do Fernando Sôr.

Como é evidente, toco outras coisas e tenho outras guitarras. Por exemplo uma Yamaha de 12 cordas que me convençi a comprar por causa do The Final Cut dos Pink Floyd. Não há som tão cheio numa guitarra como o da de uma de 12 cordas. Pena a corda do Sol fino estar sempre a partir :(

Há uma Fender Stratocaster eléctrica, o modelo igual ao da preta e branca do David Gilmour (embora pense que a Fender lhe faça umas epeciais bem diferentes da minha, excepto no formato e nas cores :P), mas pouco lhe pego.

E há ainda uma Fender semi-acústica que uso para as minhas brincadeiras de improviso e quando me dá na telha que sei tocar Jazz. E aí então é que vão as técnicas todas ao ar :)

O vídeo (se quiserem ver), foi gravado numas férias de Verão. Como é óbvio, é demasiado chamar-lhe Jazz. É apenas puro improviso com um cheirinho.
O acompanhamento de fundo também é meu, previamente gravado num pedal JamMan da DigiTech.
O tic-tac que se ouve é do metrónomo.
O barulho de crianças é cortesia do meu filho e primos que estavam a brincar na piscina :)

Se quiseres, podes ver e ouvir.

Enjoy!

]]>
http://www.apeadeiro.org/eu/guitarra/feed
pena não ter sido eu a escrever isto [2] http://www.apeadeiro.org/outros/pena-nao-ter-sido-eu-a-escrever-isto-2 http://www.apeadeiro.org/outros/pena-nao-ter-sido-eu-a-escrever-isto-2#comments Fri, 20 Feb 2009 09:00:17 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1452 « (…) Sei que muitos defendem que é preciso condenar o terrorismo e não compreendê-lo, mas discordo: acho que é preciso ler “A Condição Humana” e compreender Tchen, porque Tchen, como o sabem tantos homens traumatizados por actos cometidos na guerra, tantos assassinos que se não reconhecem no seu crime, vive afinal em cada um de nós.
É em nome de Tchen – ou em nome de Malraux e desse livro admirável sobre a solidão, o absurdo, o horror e a nobreza da condição humana – que cada acto de terrorismo me merece uma reflexão outra que a simples condenação. É fácil condenar, mas não me basta. Preciso de mais, preciso de compreender por que é que alguém escolhe cortar-se assim da Humanidade, por que é que em alguém a Humanidade se esvaíu a tal ponto que se torna capaz de negá-la.
Compreendo assim melhor os atentados suicidas: a solidão de Tchen, a terrível, dolorosa solidão de Tchen, ensinou-me que é mais fácil morrer com o seu crime que sobreviver com ele. E não só para o próprio, porque a violência que se desperta num ser humano pode tornar-se incontrolável mesmo para aquele que a despertou. E a náusea de Tchen, o seu horror, perante os sinais de vida que lhe chegam desse homem que deve matar, que sabe que matará, ensinou-me aquilo que todos os carrascos sabem: como são importantes as vendas e os capuzes colocados sobre aqueles que se devem abater, para que nunca um sorriso, um olhar, uma cumplicidade possa estabelecer-se entre o que vai ser morto e o que deve matá-lo. Como tão bem o mostra uma outra obra, “Jogo de Lágrimas” (“The crying game”), de Neil Jordan, em que, aos poucos, para aquele que deve matar, se torna insuportável abater alguém que viu comer, chorar, rir, ter medo, que lhe mostrou a fotografia da namorada, porque a Humanidade, em nós, é algo que custa matar, que, até onde o consigo compreender, só pode ser morta por qualquer coisa ainda mais forte: a recusa, pelo outro, dessa Humanidade em nós. (…)
»

Por Diana Andringa (jornalista). Dito numa reunião da WIIS (Women In International Security) que teve lugar no passado dia 6 em Lisboa. Publicado aqui na íntegra em A Aba da Causa.

]]>
http://www.apeadeiro.org/outros/pena-nao-ter-sido-eu-a-escrever-isto-2/feed
circular do wordpress, lots da fun http://www.apeadeiro.org/humor/circular-do-wordpress-lots-da-fun http://www.apeadeiro.org/humor/circular-do-wordpress-lots-da-fun#comments Thu, 19 Feb 2009 14:15:33 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1430 Quem mais recebeu esta circular newsletter do WordPress ? Assim de repente, parece-me que foi a melhor de todas as que já recebi.
É informativa, ao mesmo tempo extremamente humorística e até de auto-crítica bem disposta (ver o Post Scriptum).
É impossível lê-la sem no mínimo se sorrir para dentro ao mesmo tempo. E a mensagem passa ainda com mais eficiência assim. Para quem não recebeu, aqui fica esta pérola da escrita:

«To: gamito@xxx.yyy
From: Matt Mullenweg <zzz@wordpress.org>
Subject: Have some fun with WordPress two-seven-one

If you were living under a rock you might have missed our 2.7 release, which included the most significant interface update in WordPress’ short history and has been pretty well-received.

It’s also been pretty bug-free, which is why there was a longer-than-normal period of time before an update.

We won’t fault you for the rock thing, but for rockers and curmudgeons-who-never-upgrade-to-a-.0-release, our latest and greatest (2.7.1) is hot of the presses:

http://wordpress.org/development/2009/02/wordpress-271/

If you were on 2.7 already you might be able to just press a button (Tools -> Upgrade) and be on the new version in under 10 seconds.

I hope your Valentine’s day was filled with love and luv and chocolate,

Matt Mullenweg
http://ma.tt | http://wordpress.org

P.S. Plugin search no longer sucks:

http://wordpress.org/development/2009/02/new-and-improved-plugins-directory-search/

————————————————————————————————-
At some point you signed up for the WordPress.org announcement list.
If that was an indiscretion you’d rather forget, click below.

http://wordpress.org/development/?id=foo&remove=bar»

]]>
http://www.apeadeiro.org/humor/circular-do-wordpress-lots-da-fun/feed
laguna sunrise http://www.apeadeiro.org/musica/laguna-sunrise http://www.apeadeiro.org/musica/laguna-sunrise#comments Thu, 19 Feb 2009 10:00:04 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1414 É mais ou menos do consenso geral entre os conhecedores de música, que as mais belas e bem compostas baladas, sempre foram escritas pelas bandas da pesada. Variando ao longo das décadas no estilo, mas mantendo-se esta premissa. Conheço bastantes e dentro deste conjunto há algumas de que gosto particularmente.

Uma delas é a Laguna Sunrise dos Black Sabbath, lançada no álbum Vol. 4 em 1972. A banda foi fundada em 1968, sendo o seu primeiro vocalista o Ozzy Osbourne. Apesar do hard rock duro que os caracterizava, eram por vezes referenciados como os Genesis do hard rock e isso deve querer dizer alguma coisa. Esta balada é instrumental, o que faz dela ser mais única ainda. Ouve e delicia-te.

E já agora, ó tu ? No espírito deste artigo, qual é a tua preferida ?

]]>
http://www.apeadeiro.org/musica/laguna-sunrise/feed
portuenses e portistas http://www.apeadeiro.org/bola/portuenses-e-portistas http://www.apeadeiro.org/bola/portuenses-e-portistas#comments Thu, 19 Feb 2009 09:30:00 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1425 Vivi durante cinco anos no Porto enquanto lá frequentei a Faculdade de Ciências da respectiva Universidade.  Já lá vão uns 20 anos e poucas vezes lá tinha ido antes disso.
Aprendi a conhecer a cidade e os portuenses. Que historicamente sempre teve uma classe alta bastante reduzida, uma baixa enorme e a média, praticamente inexistente. Apesar de mais esbatido, este cenário socioeconómico ainda se notava nesse tempo.

Mas este artigo é sobre bola, deixemos as coisas mais sérias de lado por um bocado, ok ?
Siga para bingo então: enquanto lá estive, desfiz vários mitos urbanos de bola, espalhados ainda hoje pelo resto do país e alimentados não pelos portuenses portistas.

O principal é o de que no Porto praticamente todos os portuenses são portistas. Nada de mais errado. O que não falta lá em grande número são portuenses benfiquistas, sportinguistas, bem como boavisteiros e salgueiristas. Arriscaria dizer que estes todos juntos são pelo menos tantos como os portistas.

Outro dos mitos urbanos é que são os benfiquistas os adeptos que em todo o Portugal maior têm aos portistas. Errado outra vez. Quem mais não pode ver um portista à frente, é um boavisteiro. Nunca cheguei a saber o motivo histórico disto, mas lá que era uma realidade, era.

Mais um, o de que os portistas odeiam os clubes de Lisboa. Em parte, em relação ao Benfica, talvez. Por motivos óbvios para qualquer observador da bola por pouco atento que seja. No entanto, respeitam enormemente o Sporting enquanto clube e os seus adeptos. Infelizmente, com os novos tempos perdeu-se uma tradição que durou décadas e que era a de que quando o Sporting ia ao Porto jogar com o FC Porto, a equipa era sempre recebida na estação de S. Bento ao som da banda de música da cidade e devidamente engalanada para a ocasião.

Para terminar este artigo, o de que os portuenses portistas são agressivos para com os adeptos adversários, especialmente os do Benfica. Tirando obviamente uma pequena fatia de maluquinhos que há em todo o lado, um portuense é antes de mais uma pessoa de paixões intensas, diz o que tem a dizer sem rodeios nem rodriguinhos, ama a sua cidade acima de todas as outras, é amigo do seu amigo, estes cumprimentam-se com qualquer coisa do género estás bom, ó meu grande c* do c* ? E de seguida, trocam um abraço. E finalmente são extremamente hospitaleiros, ao contrário do que se diz pelo Sul.
Portanto sim, um portuense portista pode não gostar do Benfica, mas antes de tudo o resto gosta do seu próximo. Não é agressivo para ninguém por causa da bola. A Casa do Benfica fica em plena Rua de Sta. Catarina, a do Sporting também na baixa perto do Teatro de S. João e nunca vi ninguém meter-se com elas à má fila.

E dou um exemplo que de tão caricato que é, só visto que contado ninguém acreditaria: num jogo qualquer decisivo para a Champions entre o FC Porto e o Barcelona, o primeiro perdeu em casa do segundo. Já não tenho bem a certeza, mas penso que foi num em que o Koeman marcou um golo de livre directo a uns 30 metros e com tamanha velocidade na bola que esta tocou na barreira, continuou em direcção à baliza, o Vítor Baia ainda lhe deu uma palmada, mas aquela redondinha estava decididamente destinada a entrar naquele pontapé.
Quando o jogo terminou, eu e um amigo (benfiquista) fomos a uma cervejaria de que já não me lembro do nome. Aquela que fica mesmo ao fim dos Aliados à direita. Era a única coisa aberta à noite na baixa até às 2 da matina. Claro que o ambiente lá dentro era de portistas completamente desalentados. Eu e o meu amigo fomos para uma mesa e pedimos qualquer coisa para comer e beber. Eis senão quando, entra o surrealismo em cena: irrompe um gajo vestido com a camisola do Benfica e um cachecol do Barcelona ao pescoço pela cervejaria adentro, ajoelha-se, ergue as mãos ao céu e grita em alto e bom som: «graças a Deus comemos os andrades». Bem, o ambiente que era de desalento, passou a ser de cortar à faca em menos de um ai. Um dos empregados começou logo a remoer «ai levas com o cutelo, levas». Eu e o meu amigo saímos o mais depressa que pudemos, mas não houve notícia de nenhuma tragédia nessa noite. Lembro-me de toda esta cena que durou um instante como se fosse hoje.

E esta é a visão que um sportinguista forasteiro tem de um portista da Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto.

Claro que posso estar errado, ó tu que vives no Porto e és um portista arreganhado.

]]>
http://www.apeadeiro.org/bola/portuenses-e-portistas/feed
prof. vital moreira http://www.apeadeiro.org/pessoas/prof-vital-moreira http://www.apeadeiro.org/pessoas/prof-vital-moreira#comments Thu, 19 Feb 2009 09:15:01 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1407 Quem não souber quem é este Sr., pode clicar desde já aqui.

Ontem, e por um motivo que não vem ao caso, tive a oportunidade de uma troca de dois e-mails com ele.
Não que eu seja daqueles que se sentem inchados por um ligeiro roçar de ombros com uma pessoa de alto gabarito intelectual (em particular na sua área). Longe disso.

Mas quando uma coisa destas acontece com alguém por quem sempre sentimos uma profunda admiração, pelo menos no meu caso, faz-me ganhar o dia — no sentido em que tive uma pequena janela de uma felicidade diferente.

Para melhor compreensão, a mesma sensação que tive, quando em 1987 e com apenas 17 anos, assisti no estádio do Atlético de Madrid a um concerto dos Pink Floyd: a de um deslumbramento de adolescente por estar a ver aqueles que durante anos admirei e ouvi sem parar. Isto, sem nunca ter pensado que pudesse algum dia vir a ter essa oportunidade.

E para terminar em jeito de conclusão, este episódio faz-me acreditar que ainda há hoje na Internet a possibilidade de nos acontecer algo que realmente nos faz feliz, nem que seja apenas por um fugaz momento.

]]>
http://www.apeadeiro.org/pessoas/prof-vital-moreira/feed
pena não ter sido eu a escrever isto [1] http://www.apeadeiro.org/outros/pena-nao-ter-sido-eu-a-escrito-isto-1 http://www.apeadeiro.org/outros/pena-nao-ter-sido-eu-a-escrito-isto-1#comments Thu, 19 Feb 2009 08:00:23 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1419 «(…) tenho pena que os senhores bispos não estejam na linha da frente contra os despedimentos, a pobreza, a desigualdade salarial. É isso que lamento: que apenas se metam na coisa pública e na causa política, pela porta da cama ou da moral sexual. De uma certa moral, que até os católicos deixam ficar à porta - de casa ou da cama.»

Em Cibertúlia.

]]>
http://www.apeadeiro.org/outros/pena-nao-ter-sido-eu-a-escrito-isto-1/feed
wish you were here http://www.apeadeiro.org/eu/wish-you-were-here http://www.apeadeiro.org/eu/wish-you-were-here#comments Wed, 18 Feb 2009 16:42:45 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1402

Wish You Were Here (Pink Floyd, reunião no Live 8)

]]>
http://www.apeadeiro.org/eu/wish-you-were-here/feed
when mário met mario http://www.apeadeiro.org/internet/when-mario-met-mario http://www.apeadeiro.org/internet/when-mario-met-mario#comments Wed, 18 Feb 2009 14:07:42 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1391 Há uns dias atrás, abri uma conta no TwitterFeed, para que quando escrevo aqui um artigo, seja automagicamente enviado o seu título e URL para o Twitter. Nada de novo.
No processo de inserir o feed do meu blogue, e para testar as minhas credenciais no Twitter, usei como login o meu endereço de e-mail. Confirmado e feed instalado. Dei-lhe o prefixo [Apeadeiro : Gamito].
Dois ou três dias depois (já não me lembro porquê), apaguei o feed e voltei a inseri-lo, mas desta vez usando como login o meu username do Twitter. E mudei o prefixo para Blog Post ::
Portanto, fiquei com o mesmo e único feed.

Agora… a partir desse momento, os envios para o Twitter passaram a ir em duplicado. Ou seja, de cada vez que escrevia um artigo, apareciam dois Twitts para ele: um com o prefixo [Apeadeiro : Gamito] e o outro com o Blog Post ::

Lá voltei ao TwitterFeed várias vezes tentando consertar aquilo, mas na verdade não havia nada à vista para consertar. Cheguei ao ponto de para não andar a spammar o Twitter, remover o feed pura e simplesmente. Para meu grande espanto, continuou a chegar ao Twitter — então já sem qualquer feed no TwitterFeed — um Twitt com os anúncios dos artigos. Com o prefixo [Apeadeiro : Gamito].

The mind completely boggled!!!

O Help no TwitterFeed nada diz sobre estes casos. Fui ao site/blogue do autor do Twitterfeed — um fulano chamado Mario Menti —, onde li aqui (o artigo de anúncio do lançamento do TwitterFeed) alguém ter tido o mesmo problema que eu e que teve como resposta do Mario que devia ser uma questão de corrupção na base de dados e que ia corrigir.
Estive para colocar o meu caso no artigo em causa, mas pareceu-me que já não era seguido há muito tempo.
Restava-me escrever ao Mario directamente expondo o assunto e solicitando ajuda ou se o problema estivesse do lado do TwitterFeed se o poderia resolver. Mas lendo o seu About Me, o seu CV e tendo o TwitterFeed 140 mil utilizadores pensei: «este gajo vai ter tempo para tudo, menos para aturar mais uma abelha das centenas que lhe devem escrever todos os dias». Era um verdadeiro caso de long shot, mas tentei-o.

Passado um dia, recebo resposta dele, dizendo que estava de férias fora do país. Ainda assim, deu-me uma dica para tentar eu resolver o problema e que se não resultasse, quando regressasse de férias que tratava do assunto. E assim foi. O problema ficou resolvido, já só vai um Twitt por artigo para o Twitter :)

Quem diria que o Mario (um gajo tão cheio de trabalho e projectos) seria tão prestável para o Mário (ou qualquer outra pessoa), ainda por cima estando de férias ?

Acho que os Marios e os Mários devem ser uns gajos porreiros :)

]]>
http://www.apeadeiro.org/internet/when-mario-met-mario/feed
respeito http://www.apeadeiro.org/sociedade/respeito http://www.apeadeiro.org/sociedade/respeito#comments Tue, 17 Feb 2009 10:00:25 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1378 Respeito 1:

O Provedor de Justiça classificou de «injustificada diferença de tratamento» e de uma «iniquidade», a não atribuíção da pensão vitalícia a que o ex Presidente da República Ramalho Eanes sempre teve absoluto e legal direito. O Governo lá corrigiu o erro que implicava o pagamento de vinte (20) anos de retroactivos mais juros de mora. Este homem, provavelmente o político mais integro que já tivemos, abdicou desse direito (leia-se: de uma avultadíssima soma de dinheiro). Um exemplo de cidadania nos tempos de crise em que vivemos.

Respeito 2:

Este Senhor, Peter Gabriel de seu nome e músico de profissão e paixão, está nomeado para o Oscar de melhor canção — Down To Earth — no filme Wall-E.

Estava também previsto interpretar a sua canção na cerimónia de entrega das estatuetas. É tradição as canções nomeadas serem interpretadas. Mas este ano, vai daí, e por motivos de quebra nas audiências da transmissão televisiva deste evento nos EUA, a organização decidiu que em lugar disso, iria haver um apenas um medley em dueto com A. R.  Rahman  — o responsável pelas outras duas nomeações em Slumdog Millionaire. Um medley com uns meros 60/65 segundos. E vai daí também, o Peter Gabriel mandou-os ir dar uma volta ao bilhar grande. Que vai à cerimónia sim senhor, mas cantar, não muito obrigado.

We were originally hoping to perform, because we had assumed as there were only three nominees it would be like every other time, where you get the songs performed.

But the producers have been called in to revamp it - I think audience figures were falling off - and one of the things they’ve decided to cut are the songs. We were only being offered 60-65 seconds as part of a medley, so I’ve decided very recently just to withdraw from the ceremony. I’ll still go along because it’s a fun adventure, but I won’t be performing.

I do think it’s a bit unfortunate because the songwriters, even though they’re a small part of the whole film-making process, we still work bloody hard and I think deserve a place in the ceremony as well. I’m an old fart and it’s not going to do me any harm to make a little protest, but I think for some of the other artists it’s not so easy. I think people are going to try it out this year and maybe see how it works. It may change again next year.

Via Causa Nossa e Daily Telegraph.

]]>
http://www.apeadeiro.org/sociedade/respeito/feed
as medidas eleitoralistas de sócrates http://www.apeadeiro.org/sociedade/as-medidas-eleitoralistas-de-socrates http://www.apeadeiro.org/sociedade/as-medidas-eleitoralistas-de-socrates#comments Tue, 17 Feb 2009 09:45:27 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1373 Redução de deduções fiscais para os mais ricos e casamentos homossexuais: eis as propostas de Sócrates em tempos de grave crise económica e social. Claro, são bombons destinados a (re)atrair o pessoal de esquerda que anda piurso com o nosso PM e que pode muito bem vir a abster-se ou votar em protesto mais à esquerda ainda, o que não lhe convém nada. Puras medidas eleitoralistas destinadas às Legislativas daqui a uns meses.

Contudo, não posso deixar de pensar que a crise não é necessariamente o centro do mundo, que a política tem muitas frentes e que por arrasto estas medidas — embora cínicas e oportunistas no timing — não deixam de ser da mais elementar justiça e que o país necessita delas.
Como se não houvesse já suficiente (e gritante) desigualdade fiscal e como se um Estado laico tivesse que interferir na opção sexual dos seus cidadãos. E aqui, a minha noção de moral e ética política choca com o oportunismo do Sócrates.
No fim de contas, tenho que reconhecer que embora não sejam as prioridades do momento, estas medidas são muito bem vindas. Malgré tous.

]]>
http://www.apeadeiro.org/sociedade/as-medidas-eleitoralistas-de-socrates/feed
world press photo 2009 http://www.apeadeiro.org/imagens/world-press-photo-2009 http://www.apeadeiro.org/imagens/world-press-photo-2009#comments Tue, 17 Feb 2009 09:30:12 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1369 Tem sido tradição desde que comecei a blogar, destacar algumas das fotos vencedoras do World Press Photo Of The Year.
A desta edição (referente a 2008), mostra o Detective Robert Kole de arma em punho certificando-se de que ninguém – vítima de não poder suportar a hipoteca da sua casa devido à crise imobiliária que assola os EUA – a estaria ainda a ocupar. Vê-se a tensão na silhueta hirsuta do agente, tal como não se vê (mas se adivinha) na alma dos que tiveram o infortúnio do despejo. A foto é de Anthony Suau para a revista Time:

Contudo, desde que comecei esta série (espalhada por três blogs), a minha preferida (infelizmente mais uma vez, um retrato de miséria humana) é a vencedora da edição de 2003. A foto é de Jean-Marc Bouju para a Associated Press.

Talvez por ser pai me toque de um modo especial. Só uma fotografia poderia revelar – muito mais do que por palavras – o amor de um pai por um filho:

Um homem Iraquiano, de nada acusado ou sequer suspeito, conforta o seu filho de quatro anos num campo de detenção na base da 101st Of The US Army Division perto de An Najaf no Sul do Iraque durante a Guerra do Golfo II. A criança ficou petrificada quando o seu pai foi algemado e encapuçado. Um soldado dos EUA, mais tarde, removeu as algemas para que o homem pudesse consolar o filho.
Ainda hoje não se sabe o que aconteceu ao homem e ao filho.

Absolutamente comovente. E de uma tristeza infinita.

]]>
http://www.apeadeiro.org/imagens/world-press-photo-2009/feed
também há para os meninos g33k http://www.apeadeiro.org/humor/tambem-ha-para-os-meninos-g33k http://www.apeadeiro.org/humor/tambem-ha-para-os-meninos-g33k#comments Mon, 16 Feb 2009 13:28:12 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1361 Quem não se lembra desta fabulosa contracenação entre o Samuel L. Jackson e o Tim Roth no Pulp Fiction ?

Pois agora, os meninos que quiserem, podem sacar de uma bela carteira como esta e pagar o jantar à miúda:

É só comprar aqui :)

]]>
http://www.apeadeiro.org/humor/tambem-ha-para-os-meninos-g33k/feed
para as meninas g33k http://www.apeadeiro.org/humor/para-as-meninas-g33k http://www.apeadeiro.org/humor/para-as-meninas-g33k#comments Mon, 16 Feb 2009 13:14:42 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1358

Meninas g33k: agora podem fazer esperar o vosso cavaleiro andante até ao último momento pela vossa resposta. Deixá-los salivar e depois levarem com um 403 Forbidden. Ou quem sabe um 200 OK :) ?

É só comprar aqui :)

]]>
http://www.apeadeiro.org/humor/para-as-meninas-g33k/feed
mais cinco filmes (e vão 10) http://www.apeadeiro.org/cinema/mais-cinco-filmes-e-vao-10 http://www.apeadeiro.org/cinema/mais-cinco-filmes-e-vao-10#comments Sun, 15 Feb 2009 19:08:48 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1348 Mais cinco Estatuetas para a categoria de “Melhor Filme De Sempre”. E aceitando a sugestão do Carlos Martins vou distribuindo umas de vez em quando até às 100 :)

  1. Enemy At The Gates – Realizado por Jean-Jacques Annaud, conta com um elenco de luxo: Jude Law, Ed Harris, Bob Hoskins, Rachel Weisz. Baseado na história verídica de um sniper russo – Vassili Zaitsev – que durante a batalha de Estalinegrado abateu 242 soldados alemães, muitos dos quais Oficiais e incluindo 11 snipers. Lançou o pânico pela desmoralização entre as tropas do Reich. Quem julga que viu uma grande cena de desembarque noutro filme, deve ver esta da chegada dos reforços russos à cidade. O filme é brilhante;
  2. Platoon – Um olhar de Oliver Stone sobre a Guerra do Vietname. Um olhar de quem passou por ela como soldado e a retratou melhor do que ninguém neste filme. Quatro Oscares, dos quais um para melhor realizador e outro para melhor filme. Rampa de lançamento para Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe, Forest Whitaker;
  3. Message In A Bottle – Não sei porquê, mas adoro este filme. É uma estória de amor mais ou menos banal. Mas o Kevin Costner e a Robin Wright Penn estão fantásticos e isso conta. E claro, uma das últimas oportunidades de ver o Paul Newman no grande ecrã;
  4. Pulp Fiction – De Quentin Tarantino. Palavras para quê ?
  5. 25th Hour – De Spike Lee e com um Edward Norton sempre em grande. Ah, também lá está o Philip Seymour Hoffman. Grande filme.
]]>
http://www.apeadeiro.org/cinema/mais-cinco-filmes-e-vao-10/feed
uma foto estranha e uma música [16] http://www.apeadeiro.org/imagens/uma-foto-estranha-e-uma-musica-16 http://www.apeadeiro.org/imagens/uma-foto-estranha-e-uma-musica-16#comments Sun, 15 Feb 2009 17:23:27 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1345

Purple Rain (Prince)

]]>
http://www.apeadeiro.org/imagens/uma-foto-estranha-e-uma-musica-16/feed
einstein [12] http://www.apeadeiro.org/einstein/einstein-12 http://www.apeadeiro.org/einstein/einstein-12#comments Sun, 15 Feb 2009 10:45:40 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1339

]]>
http://www.apeadeiro.org/einstein/einstein-12/feed
entre a cadeira e o teclado http://www.apeadeiro.org/software/entre-a-cadeira-e-o-teclado http://www.apeadeiro.org/software/entre-a-cadeira-e-o-teclado#comments Sun, 15 Feb 2009 06:15:02 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1334 Há dias, numa discussão com um amigo sobre qual seria o sistema operativo mais vulnerável a viroses e afins, obviamente que chegámos a um acordo. No entanto, penso que muitas das vezes, o problema está mesmo entre a cadeira e o teclado. Como é sabido, quanto menos revelarmos sobre o software que corremos, tanto melhor. E dei-lhe um exemplo que afecta tanto as várias versões do Windows como o universo UNIX.
Desde a versão 5.2.1 do PHP (já lá vão pelo menos dois anos) que a função phpinfo() inclui código que evita que os search engines encontrem páginas com ela na web, revelando assim todos os detalhes sobre o PHP, OpenSSL, Apache, seus módulos, configurações, etc. – ver aqui.
Ora ainda hoje passados estes dois anos, e fazendo um rápido googlanço, é possível encontrar estas informações em inúmeros sites.

Pergunto eu: o que andam a fazer esses administradores de sistemas ? Que não só não actualizam o software como continuam a expor esta informação na web ? De certeza que não andam a ler informação de segurança. E isto vale para qualquer sistema operativo.

]]>
http://www.apeadeiro.org/software/entre-a-cadeira-e-o-teclado/feed
digam o mesmo aos vossos jogadores http://www.apeadeiro.org/sporting/digam-o-mesmo-aos-vossos-jogadores http://www.apeadeiro.org/sporting/digam-o-mesmo-aos-vossos-jogadores#comments Sat, 14 Feb 2009 17:02:30 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1326

Nos extras do DVD do filme Jackie Brown do Quentin Tarantino, é-lhe feita uma entrevista. A páginas tantas, perguntaram-lhe como conseguia ele tirar tanto de actores perfeitamente desconhecidos ou já caídos no esquecimento ao contracenarem com nomes sonantes.
E é então que o Tarantino se sai com esta resposta fabulosa:

I treat stars like actors and actors like stars.

Parece-me que alguém lá para as bandas de Alvalade deveria pensar qualquer coisa de parecido em relação àqueles moncos que para ali envergam o jersey verde e branco:

I should treat stars like players and players like stars.

]]>
http://www.apeadeiro.org/sporting/digam-o-mesmo-aos-vossos-jogadores/feed
programando perl em latim http://www.apeadeiro.org/software/programando-perl-em-latim http://www.apeadeiro.org/software/programando-perl-em-latim#comments Sat, 14 Feb 2009 08:47:32 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1309 Esta vem do baú das recordações e remonta a 2001, salvo erro.

O Lingua::Romana::Perligata é um módulo PERL escrito pelo Damian Conway (sim, este Damian) e que permite programar qualquer coisa em PERL, usando um … “Latim PERLado”. Claro que per si é de uma inutilidade extrema, mas serve bem como proof of concept do extremo poder desta linguagem.
Vamos começar por instalar o módulo. Podem sacá-lo do site do CPAN e compilar, mas pela respectiva shell é mais fácil:

# perl -MCPAN -eshell
Terminal does not support AddHistory.

cpan shell -- CPAN exploration and modules installation (v1.7602)
ReadLine support available (try 'install Bundle::CPAN')

cpan> install Lingua::Romana::Perligata

Passado 1 minuto, se tanto, está instalado e pronto a usar :)

Ora andei eu uns tempos largos a ver se conseguia programar algo muito simples: verificar se um número é ou não primo. O maior problema residia no facto de ser necessário respeitar uma série de regras do Latim. Coisa que me ultrapassa completamente, apesar do módulo estar bem documentado. Mas enfim, lá acabei por conseguir. Com uma pequena ajudinha do Damian, confesso :P
E-mail para lá, e-mail para cá, tal e coiso… e ainda me deu uma dica para decompor os que não são primos em factores :)

Aqui fica o código:

#!/usr/bin/perl

use Lingua::Romana::Perligata;

    Numerum inquementum tum biguttam tum lacunam egresso scribe.
    da meo numero vestibulo perlegementum.

    meis listis II tum cum numerum fodementum conscribementa da.

    dum damentum nexto listis decapitamentum fac
     sic
      lista sic hoc tum nextum recidementum cis vannementa da listis.
      si numerum tum nextum recidementum tum nullum aequalitam fac
       sic
        dictum sic Nao e primo: cis tum lacunam egresso scribe.
        numerum tum nextum dividementum comementum egresso scribe.
        lacunam tum dictum sic x cis tum lacunam tum
        cum nextum comementum tum novumversum egresso scribe.
        nullum exi.
       cis
     cis.

    egresso scribe dictum sic E primo cis tum novumversum.
egresso scribe dictum sic E primo cis tum novumversum.

Agora, é passá-lo para um ficheiro chamado latim.pl, por exemplo, gravar e… testar:

[gamito@torvalds ~]$ perl latim.pl
Numerum: 3
E primo
[gamito@torvalds ~]$ perl latim.pl
Numerum: 20
Nao e primo: X x II
[gamito@torvalds ~]$ perl latim.pl
Numerum: 1100
Nao e primo: DL x II
[gamito@torvalds ~]$

Nice, hum :) ?

]]>
http://www.apeadeiro.org/software/programando-perl-em-latim/feed
apanhei-te http://www.apeadeiro.org/software/apanhei-te http://www.apeadeiro.org/software/apanhei-te#comments Fri, 13 Feb 2009 23:39:58 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1300 [gamito@torvalds ~]$ ./time.sh (...) 1234567884 1234567885 1234567886 1234567887 1234567888 1234567889 1234567890 STOP Fri Feb 13 23:31:30 WET 2009 Parabens. Acabaste de gastar o teu tempo numa porcaria completamente inutil. [gamito@torvalds ~]$ ]]> http://www.apeadeiro.org/software/apanhei-te/feed doubt http://www.apeadeiro.org/cinema/doubt http://www.apeadeiro.org/cinema/doubt#comments Fri, 13 Feb 2009 22:41:31 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1289

Ou acerca de como uma estória mais do que batida no cinema – um conflito entre duas personalidades em que no final só resta lugar para uma – se transforma num filme brilhante.
O Philip Seymour Hoffman está igual a si próprio: o homem não sabe representar mal. A Meryl Streep resolveu não lhe ficar atrás.
E o filme brilha neste confronto sem tréguas entre os dois. Não sei se diga personagens, se actores ou se ambos.
Pelo meio, tateia uma Amy Adams que não consegue decidir para que lado cair: Brilhante!  Viola Davis, numa aparição de meia dúzia de minutos: Brilhante!

E no final, resta a dúvida… para todos.

Não conto pormenores para não ser spoiler, mas a ver sem qualquer sombra de dúvida.

]]>
http://www.apeadeiro.org/cinema/doubt/feed
a pose http://www.apeadeiro.org/imagens/a-pose http://www.apeadeiro.org/imagens/a-pose#comments Fri, 13 Feb 2009 20:42:21 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1285

Cate Blanchett

]]>
http://www.apeadeiro.org/imagens/a-pose/feed
plugin browsniff outra vez, irra http://www.apeadeiro.org/software/plugin-browsniff-outra-vez-irra http://www.apeadeiro.org/software/plugin-browsniff-outra-vez-irra#comments Thu, 12 Feb 2009 15:33:08 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1260 Há dias, chamaram-me à atenção que o plugin browsniff identificava incorrectamente o Windows 7 como sendo o NT. Ok, Windows 7 == novidade == plugin ainda não actualizado. Publiquei aqui uma adenda.
Aparentemente também ainda não sabe o que é o Chrome – aquele browser cromo do Sr. Google –, o que é grave. É que este cromo já cá anda há muito tempo e se calhar (digo eu) quer isto dizer que o plugin foi descontinuado. Assim sendo, quem comenta utilizando Windows Vista surge identificado nos comentários como sendo o Safari a correr em Mac OS X!

Ok, para não andar com mais código para trás e para a frente aqui no blogue, quem quiser, pode sacar daqui o plugin actualizado com o chupa-chupa do ícone do Chrome. É só substituir o ficheiro e adicionar o ícone.

Para ver a funcionar: Windows 7 aqui e Chrome aqui.

]]>
http://www.apeadeiro.org/software/plugin-browsniff-outra-vez-irra/feed
oops… http://www.apeadeiro.org/cromos-da-bola/oops-2 http://www.apeadeiro.org/cromos-da-bola/oops-2#comments Thu, 12 Feb 2009 11:32:17 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1248

E agora ?

]]>
http://www.apeadeiro.org/cromos-da-bola/oops-2/feed
por falar na diferença… http://www.apeadeiro.org/musica/por-falar-na-diferenca http://www.apeadeiro.org/musica/por-falar-na-diferenca#comments Wed, 11 Feb 2009 21:30:00 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1244

… que a guitarra do David Gilmour faz em tudo o que toca.

Lembraste desta ?

]]>
http://www.apeadeiro.org/musica/por-falar-na-diferenca/feed
rapidinha, dois filmes medianos http://www.apeadeiro.org/cinema/rapidinha-dois-filmes-medianos http://www.apeadeiro.org/cinema/rapidinha-dois-filmes-medianos#comments Wed, 11 Feb 2009 21:08:36 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1234
  • Slumdog Millionaire
    Sim, eu percebi a mensagem, o conteúdo e penso que toda a gente percebeu. Mas e a forma ?
    Os constantes flashbacks explicativos do acerto nas respostas só têm piada até à segunda ou terceira vez. A partir daí, é a monotonia e o cada vez maior arrastamento dos mesmos. O final, cliché mais cliché não podia ser.
    E por fim, será que tanta coincidência junta num script faz um filme que pretende ter pés e cabeça (penso eu de que) ?
  • The Wrestler
    Parece-me que há ali muito de Million Dollar Baby do Clint Eastwood (não à letra claro, mas no espírito).
    E a apregoada enorme actuação do Mickey Rourke, IMHO, não me parece tão enorme assim. Esteve bem melhor em Sin City.
    Neste caso, vale-nos a dúvida da cena final: um salto para mostrar que ainda está para as curvas ou um salto para a morte ?
  • ]]>
    http://www.apeadeiro.org/cinema/rapidinha-dois-filmes-medianos/feed
    plugin browsniff http://www.apeadeiro.org/software/plugin-browsniff http://www.apeadeiro.org/software/plugin-browsniff#comments Thu, 05 Feb 2009 23:53:03 +0000 MG http://www.apeadeiro.org/?p=1221 A quem possa servir, o plugin browsniff para WordPress ainda não identifica o Windows 7 como tal, mas sim como Windows NT.
    Para fazer a identificação correcta, basta acrescentar ao ficheiro browsniff.php o seguinte código (por exemplo a seguir ao do Windows Vista):

    } elseif (preg_match('/Windows NT 6.1/i', $ua)) {
    $os_name = "Windows";
    $os_code = "windows";
    $os_ver = "7";

    De modo a ficar:

    } elseif (preg_match('/Windows NT 6.0/i', $ua)) {
    $os_name = "Windows";
    $os_code = "windows";
    $os_ver = "Vista";
    
    } elseif (preg_match('/Windows NT 6.1/i', $ua)) {
    $os_name = "Windows";
    $os_code = "windows";
    $os_ver = "7";

    Ok, não é nenhuma dica de guru do PHP, mas aqui fica a quem possa servir e podem vê-lo neste artigo a funcionar.

    PS. Se não se sentirem à vontade em mexer em código, é melhor pensarem duas vezes antes de o fazer. Take this tip as it is :)

    ]]>
    http://www.apeadeiro.org/software/plugin-browsniff/feed