Comments on: qualidade da música et. al http://www.apeadeiro.org/musica/qualidade-da-musica-et-al Mário Gamito Wed, 08 Apr 2009 13:55:59 +0000 http://wordpress.org/?v=2.7.1 hourly 1 By: Pedro Timóteo http://www.apeadeiro.org/musica/qualidade-da-musica-et-al/comment-page-1#comment-1824 Pedro Timóteo Wed, 18 Feb 2009 14:05:10 +0000 http://www.apeadeiro.org/?p=952#comment-1824 Rui, Satriani não é completamente o meu género de música (se vamos a esse estilo de guitarristas, prefiro o estilo mais metálico e neoclássico do Malmsteen), mas ele <b>é</b> um excelente músico, com um grande sentido de melodia (coisa que tanto o Mário como eu apreciamos, por exemplo, no Gilmour). Não é por alguém ser incrível tecnicamente que deixa de ter "alma". :) Rui, Satriani não é completamente o meu género de música (se vamos a esse estilo de guitarristas, prefiro o estilo mais metálico e neoclássico do Malmsteen), mas ele é um excelente músico, com um grande sentido de melodia (coisa que tanto o Mário como eu apreciamos, por exemplo, no Gilmour). Não é por alguém ser incrível tecnicamente que deixa de ter “alma”. :)

]]>
By: Pedro Timóteo http://www.apeadeiro.org/musica/qualidade-da-musica-et-al/comment-page-1#comment-1823 Pedro Timóteo Wed, 18 Feb 2009 14:02:35 +0000 http://www.apeadeiro.org/?p=952#comment-1823 Viva, obrigado pelo comentário no meu blog, e tenho a dizer que concordo completamente com o que dizes aqui. Se por um lado "gostos não se discutem", por outro lado é um facto que há bons e maus músicos, bons e maus vocalistas, e bons e maus compositores. Não censuro ninguém por ouvir música de rádio, e sei que a minha música é "só barulho" para quem ouve principalmente a anterior, mas nunca me venham dizer que têm a mesma qualidade em termos musicais. Mas se pimba, martelinhos e pseudo-alternativa angsty emo os diverte... é com eles. :) E, como podes ver <a href="http://www.last.fm/user/Dehumanizer" rel="nofollow">aqui</a>, também adoro Pink Floyd. :) Viva,

obrigado pelo comentário no meu blog, e tenho a dizer que concordo completamente com o que dizes aqui. Se por um lado “gostos não se discutem”, por outro lado é um facto que há bons e maus músicos, bons e maus vocalistas, e bons e maus compositores. Não censuro ninguém por ouvir música de rádio, e sei que a minha música é “só barulho” para quem ouve principalmente a anterior, mas nunca me venham dizer que têm a mesma qualidade em termos musicais. Mas se pimba, martelinhos e pseudo-alternativa angsty emo os diverte… é com eles. :)

E, como podes ver aqui, também adoro Pink Floyd. :)

]]>
By: Luís Miguel Silva http://www.apeadeiro.org/musica/qualidade-da-musica-et-al/comment-page-1#comment-1701 Luís Miguel Silva Sun, 25 Jan 2009 03:22:14 +0000 http://www.apeadeiro.org/?p=952#comment-1701 Grande album do Roger Waters :o) Grande album do Roger Waters :o)

]]>
By: Rui Manuel Martins http://www.apeadeiro.org/musica/qualidade-da-musica-et-al/comment-page-1#comment-1699 Rui Manuel Martins Sat, 24 Jan 2009 15:56:33 +0000 http://www.apeadeiro.org/?p=952#comment-1699 Mário, não podia estar mais de acordo consigo. E foi isso mesmo que disse, fiquei baralhado agora com a sua interpretação. "A música não se mede à velocidade a que é tocada", precisamente, não vem das máquinas a boa música, concretizando: Satriani, Vai e afins não chegam a bons músicos, estão mais perto de máquinas do que da música (que é toda ela humana, isto ninguém pode contrariar. A arte é humana, subjectiva e imperfeita) Mário, não podia estar mais de acordo consigo. E foi isso mesmo que disse, fiquei baralhado agora com a sua interpretação.

“A música não se mede à velocidade a que é tocada”, precisamente, não vem das máquinas a boa música, concretizando: Satriani, Vai e afins não chegam a bons músicos, estão mais perto de máquinas do que da música (que é toda ela humana, isto ninguém pode contrariar. A arte é humana, subjectiva e imperfeita)

]]>
By: Maquinista http://www.apeadeiro.org/musica/qualidade-da-musica-et-al/comment-page-1#comment-1698 Maquinista Sat, 24 Jan 2009 15:36:53 +0000 http://www.apeadeiro.org/?p=952#comment-1698 "A música não se mede (...) à velocidade com que é tocada (porque nesse caso seriam as máquinas os melhores músicos)" Aqui não estou de acordo, se percebi bem o sentido das tuas palavras. Porque é que a base e os breaks de baterias-máquinas nos soam a falso ? Porque os tempos entre as percussões são exactamente iguais. Ao contrário, se uma bateria for tocada por um musico, nunca conseguem ser. E paradoxalmente, é isto que faz com que o é sacado da bateria-humana, nos soe a verdadeiro e não a falso. Mesmo as actuais baterias-máquina que introduzem pequenas e aleatórias diferenças nesses tempos, não conseguem ainda atingir o nível de uma bateria-humana. A boa música também é feita de imperfeições. “A música não se mede (…) à velocidade com que é tocada (porque nesse caso seriam as máquinas os melhores músicos)”
Aqui não estou de acordo, se percebi bem o sentido das tuas palavras.
Porque é que a base e os breaks de baterias-máquinas nos soam a falso ?
Porque os tempos entre as percussões são exactamente iguais. Ao contrário, se uma bateria for tocada por um musico, nunca conseguem ser.
E paradoxalmente, é isto que faz com que o é sacado da bateria-humana, nos soe a verdadeiro e não a falso. Mesmo as actuais baterias-máquina que introduzem pequenas e aleatórias diferenças nesses tempos, não conseguem ainda atingir o nível de uma bateria-humana.

A boa música também é feita de imperfeições.

]]>
By: Rui Manuel Martins http://www.apeadeiro.org/musica/qualidade-da-musica-et-al/comment-page-1#comment-1697 Rui Manuel Martins Sat, 24 Jan 2009 15:00:54 +0000 http://www.apeadeiro.org/?p=952#comment-1697 Também fiz percurso académico de música durante muitos anos e também tenho uma proximidade enorme com a música erudita. Em primeiro lugar, alguém que gosta realmente de Pink Floyd, é alguém merecedor de um lugar na categoria de apreciador de boa música. A música, como qualquer outra arte, não se mede ao número de notas, à complexidade harmónica ou melódica nem muito menos à velocidade com que é tocada (porque nesse caso seriam as máquinas os melhores músicos), é aqui que entra a sensibilidade estética de cada um, ou a inexistência dela (é disto que sofre a maioria dos jovens actualmente), e é aqui que aproveito para apontar o dedo à formação académica, porque, embora dependa muito dos professores e das escolas, esta incide em demasia sobre as componentes teóricas ou mesmo de execução e esquece-se de algo que compõe 90% de um bom músico: um bom ouvido, bom gosto (note-se que tal não se define, nem muito nem pouco, por fundamentalismo mas sim pela eclesia) e vasta experiência auditiva. Mais uma vez, é tudo uma questão de educação, que deve passar pela escolaridade obrigatória. Também fiz percurso académico de música durante muitos anos e também tenho uma proximidade enorme com a música erudita. Em primeiro lugar, alguém que gosta realmente de Pink Floyd, é alguém merecedor de um lugar na categoria de apreciador de boa música. A música, como qualquer outra arte, não se mede ao número de notas, à complexidade harmónica ou melódica nem muito menos à velocidade com que é tocada (porque nesse caso seriam as máquinas os melhores músicos), é aqui que entra a sensibilidade estética de cada um, ou a inexistência dela (é disto que sofre a maioria dos jovens actualmente), e é aqui que aproveito para apontar o dedo à formação académica, porque, embora dependa muito dos professores e das escolas, esta incide em demasia sobre as componentes teóricas ou mesmo de execução e esquece-se de algo que compõe 90% de um bom músico: um bom ouvido, bom gosto (note-se que tal não se define, nem muito nem pouco, por fundamentalismo mas sim pela eclesia) e vasta experiência auditiva.
Mais uma vez, é tudo uma questão de educação, que deve passar pela escolaridade obrigatória.

]]>