sporting e benfica
17/Abr/2008 @ 14:23 Bola

O Sporting e o Benfica e respectivos adeptos não são inimigos, não nutrem ódio uns pelos outros. São queridos inimigos. Riem-se uns dos outros (sem maldade), chamam-se lagartos e lampiões, mas não passam sem os do outro lado.
O Sporting precisa do Benfica para ser o que é e o Benfica precisa do Sporting para ser o que é. Ambos são grandes porque se têm um ao outro. Um deles sem o outro não seria nada e nada haveria que contar.

Há quem ganhe muitos campeonatos e taças (sabe Deus e o Papa graças a que tortuosos expedientes), mas só estes dois clubes, por muito em baixo que estejam e sem estar nada verdadeiramente em jogo, conseguem incendiar um país de Norte a Sul de paixão. Só um Sporting-Benfica consegue isso. É o jogo dos jogos. É único e cada um é irrepetível.

E é este facto tão simples que custa a percerber a outros adeptos, principalmente aos seguidores daquele senil que se acha engraçado. O mal dele é que o seu clube não pára um país com a emoção de um Sporting-Benfica. Não tem essa magia. E é essa raiva que o faz querer ter graça. Mas não tem. Coitado.

Viva o Sporting! Viva o Benfica!
Vivam os jogos entre os dois.

-MG
rss 15 pás de carvão
  1. Adepto
    17/Abr/2008 | 14:58

    Como portista, gostei do artigo até chegar à parte da sua azia sobre o meu clube. Se gostei do jogo? Sim. Se passaram com mérito? Sim. Mas a verdade é que todo o seu artigo se confirma a si próprio: sportinguistas e benfiquistas são iguais. Pois na altura de se congratular por ainda ter esperança e possibilidade de mascarar a péssima época desportiva, escolheu o caminho do ataque aos mais fortes e que foram incontestavelmente melhores. Perdeu a razão no seu artigo de opinião. Que é a sua opinião, é certo, e automaticamente para si estará correcta. Mas perde a razão quando defende a sua dama.
    E já agora, por muito que lhe custe, por muito que o o homem e os adeptos do clube, por muita azia que demonstra ter consigo, pare para pensar e a si mesmo admita que gostaria de ter no seu clube um presidente como o nosso. Por muito que lhe custe. Porque vitórias morais só ficam bem nas conferencias de imprensa e nos media…
    PS: para sua curiosidade, sou adepto do Porto e, como ex-atleta e ex-campeão nacional pelo Sporting, sou simpatizante do mesmo. Custa-me que o Sporting tenha adeptos à Benfica. Anda a ler demasiadas entrevistas do LFV???
    PS2: não me incomoda minimamente que não publique este comentário. A mensagem é para si e já é uma vitória te-lo feito ler até aqui. Encontramo-nos no Jamor.


    A usar Internet Explorer Internet Explorer 7.0 em Windows Windows XP
  2. Bruno
    17/Abr/2008 | 15:19

    Já estás preparado para perder a final da taça? Calma ainda não se jogou e já estás derrotado?

    Como ontem dizia um cliente Sportinguista aqui na zona de sintra : “hoje decide-se quem vai perder a final contra o Porto”

    :)

    P.S.
    Acho que para Sportinguista estás com um discurso à Chalana ;)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows XP
  3. 17/Abr/2008 | 15:47

    Foi um grande jogo, mas não gostei do resultado aliás ainda estou a chorar, não acredito que o Benfica sofreu 5 golos em 25 minutos


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP
  4. joao
    17/Abr/2008 | 15:48

    amigo dizes isso, porque nunca presenciaste uma final da liga dos campeoes, ou uma final da taça intercontinental na cidade do Porto. Sim o jogo foi espetcular, mas não pela qualidade das equipas, mas sim pela falta de qualidade das defesas. espero que não leves a mal o meu comentario. desejo-te o melhor, fica bem.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP
  5. 17/Abr/2008 | 16:00

    Ui, agora é que vai ser o caraças aqui!!!!
    Vão já vir os corrécios todos mandar o seu bitaite! :D
    heheheh


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Windows Windows XP
  6. 17/Abr/2008 | 16:02

    clap clap clap…na mouche….


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Windows Windows XP
  7. claw
    17/Abr/2008 | 19:02

    LOLOLOL

    Já há muito que não me ria tanto….

    A paixão clubistica sempre esteve longe da razão, mas… dor de cotovelo é fdd…

    O “velho” pode estar “senil”… afinal já tem uma idade… mas o seu palmarés fala por si…
    E o agitador-de-massas-que-parecem-carneiros-ladrão-de-pneus, que fez ele? Ainda há alguem que acredite no discurso dele??? mais cego é quem não quer ver…

    Continuem a “incendiar o pais” com os vossos joguinhos caseiros, e a serem alimentados por discursos utopistas e propaganda quase-nazi… nós não nos importamos… dá-nos um gozo do caraças, que um clube regional (distrital? campeonato inatel?) continue a mostrar-vos que a historia serve pra aprender, não para viver dela…

    PS: a historia dos arbitos e corrupção e apitos ja cheira mal… quando se sabe que certas escutas foram “deitadas fora” porque não incluiam os suspeitos do custume… independentemente da materia que nela constava….

    Haja vergonha na cara….


    A usar Internet Explorer Internet Explorer 6.0 em Windows Windows XP
  8. Helder
    17/Abr/2008 | 21:18

    O que incendiou o país não foi o jogo, foi o resultado. O que incendiou o país foi ver o Sporting a fazer uma má época e a correr o risco de ganhar a taça e ir à liga dos campeões. O que incendiou o país foi o clube que mais gastou em jogadores (os tais que até iam dar dor de cabeça só para escolher) não ganhar nada e depois de à três semanas ainda quererem se campeões estarem em quartos e levar cinco do rival. O que incendiou o país foi ver seis milhões a pensar que estão a ter pesadelos.
    Quanto ao Porto (e eu sou portista), está num patamar diferente. Aquele senil colocou-o no patamar do Liverpool, do Valência, do Arsenal e outros que aproveitam os desaires dos colossos europeus para se mostrarem ao mundo.
    O Benfica e o Sporting estão no patamar do Nottingham Forest que já ganhou muito, mas ficou-se pelo ganhou.
    Tirando aqueles idiotas dos Superdragões (e do seu “SLB, SLB…Filhos da puta,SLB”), para o resto dos portistas, jogar com o Benfica e o Sporting começa a ser como jogar com o Boavista. Há luta, há empenho, mas geralmente ganhamos (e não estou a dizer que isto é bom, porque ganhar o campeonato a 5 jornadas do fim não dá pica nenhuma)…

    Quanto ao apito dourado, se se provarem as acusações de corrupção (para mim tentadas e consumadas é a mesma coisa), seis pontos é pouco. A descida de divisão é a única sentença possível.
    Mas o pior do futebol português não é a corrupção, é a hipocrisia. É um presidente que foi gravado a escolher árbitros falar em limpar o futebol português e toda a gente agir como se tudo fosse normal. É um presidente cometer erros crassos de gestão desportiva durante toda a época, vir dar entrevistas sobre resultados viciados e quando o clube leva três da Académica e cinco do Sporting, calar-se e atirar o Chalana e o Rui Costa aos lobos (que são provavelmente os que menos culpa têm).
    É todas as semanas ouvir treinadores (Boavista e Leixões) dizerem “O resultado é injusto porque já me disseram que o golo foi obtido em fora de jogo”.
    No futebol português, assim como em tudo o resto, fala-se muito e trabalha-se poucou e/ou mal.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  9. Pedro (irmão do Helder)
    17/Abr/2008 | 21:49

    Ó Mario Gamito, já reparaste que te contradizes completamente?
    Lembraste da final da Liga dos Campeões do Porto contra o Mónaco? O Porto estava a ganhar 3-0, estava prestes a tornar-se a melhor equipa da Europa, tinha o mundo inteiro a ver, mas só se houvia aqueles camelos do Super Dragões a gritar “SLB, SLB, filhos da puta SLB”. Nessa altura pensei: Foda-se, os Benfiquistas têm razão quando dizem que são os maiores, nós só pensamos neles.

    Felizmente, isso está a mudar.
    Houve um jogo Benfica-Sporting que terminou em 5-3 depois de estar 0-2 e tu não conseguiste deixar passar a oportunidade de meter o Porto ao barulho dizendo que somos pequenos. TAL E QUAL COMO OS SUPERDRAGÕES FIZERAM.

    Por isso, é que eu digo, somos pequenos mas estamos a crescer. Espero é que quando formos seis milhões ainda ganhemos alguma coisa :-)

    P.S.: Desculpa se te comparei aos Super Dragões, mas foi para perceberes a ideia.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  10. 17/Abr/2008 | 22:22

    @Helder & irmão: Eu não tenho nada contra o FCP como instituição e vivi no Porto 5 anos (onde aliás pude confirmar que lá devem existir mais sportinguistas e benfiquistas do que portistas).

    O que eu não perdoo é os títulos que nos últimos 25 anos foram esbulhados principalmente ao Sporting, mas também ao Benfica com as “habilidades” do Sr. PdC.

    E mais ainda, que tenha transformado um clube sério, num sem qualquer verdadeiro espírito desportivo.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows Vista
  11. jorge
    17/Abr/2008 | 22:30

    uma palavra:
    AZIA
    uma solução:
    ANTIÁCIDO

    viva o Porto carag…
    :)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Windows Windows XP
  12. Bruno
    18/Abr/2008 | 00:16

    [(onde aliás pude confirmar que lá devem existir mais sportinguistas e benfiquistas do que portistas).]

    Esta é mesmo de partir a rir. Devias viver por cima da casa do Benfica (do sporting nem sei se há, sinceramente).

    Vivi no Porto 26 anos e posso garantir que tive um sportinguista na minha turma no 9º ano. Benfiquista havia sempre entre 3 a 5 em turmas de 25 a 30. Por isso esta tua opinião é errada.

    Trabalho em Lisboa há 6 e cada vez se vê mais portistas nascidos e criados em Lisboa e sem qualquer ligação ao Porto cidade.

    Não sei se reparaste mas todos os Portistas queriam que o sporting ganhasse ontem. Sabes porquê? Porque o Sporting actualmente é aquela equipa simpática que nunca ganha nada nem ameaça ninguém, são muito fraquinhos.

    Abraço


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows XP
  13. 18/Abr/2008 | 05:03

    @Bruno: não te fies tanto que nos últimos anos, o Porto não se tem dado lá muito bem com o Sporting. A ver vamos.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows Vista
  14. claw
    18/Abr/2008 | 08:57

    “O que eu não perdoo é os títulos que nos últimos 25 anos foram esbulhados principalmente ao Sporting, mas também ao Benfica com as “habilidades” do Sr. PdC”

    há alguem, não toldado pelo fanatismo, que acredite nisto? nem mesmo o nero-dos-pneus acredita… é só milho pros pardais….

    Mas podemos alinhar pelo mesma linha de hipocrisia… e quantos anos, quantos campeonatos foram roubados ao Porto, Boavista e afins, antes do 25 abril??? Calabotes e afins?? heil heil Benfica amen?

    ENO é a resposta— faz bolhinhas, ajuda… é fixe…


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Windows Windows XP
  15. 20/Abr/2008 | 21:49

    É preciso haver um artigo de futebol, a falar mal do FC Porto, para este grande blog ter uns comentários e suas notáveis “flames” (já parece o GilDot nos teus tempos áureos).

    Sobre o artigo, só tenho a dizer ao meu conterrâneo que já perdi a conta dos Campeonatos, Fruteiras (Taça), Supertaças de Portugal, Ligas dos Campeões, Taça UEFA, Supertaça Europeia, Taça Intercontinental… (uff!) que já festejei nos meus curtos 29 anos de vida =)

    Como diria o cliente do outro: decidiu-se esta semana quem vai ao Jamor assistir a única equipa de futabol em Portugal.

    PS: Aprecio o Sporting como instituição mas no futebol, lamento, mas são uns Mamedes (… recordar Fernando Mamede) que estão quase quase a ganhar e … perdem!

    Abraço,
    JR


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Windows Windows XP
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.