uma história simples
11/Abr/2008 @ 15:53 Cinema

Ou The Straight Story no original, um trocadilho feliz com o nome do personagem principal, Alvin Straight.

O filme relata as aventuras de um homem de setenta e três anos, doente que enceta uma jornade desde Laurens, Iowa até Mount Zion no Wiscosin conduzindo um cortador de relva. A acção decorre em 1994.
Alvin Straight resolve meter-se à aventura de milhares de milhas quando soube que o seu irmão mais velho – Lyle – de setenta e cinco anos tinha tido um ataque cardíaco. Queria vê-lo, nem que fosse a última coisa que fizesse na vida. Pôr as diferenças de lado e fazer as pazes ao fim de tantos anos.
Resolve todos os problemas que enfrenta pelo caminho com um misto de sabedoria de muitos anos feita e uma calma interior daquelas que já não existem.

A simplicidade do argumento e ao mesmo tempo a sua ternura faz deste filme uma lição de humanidade, sabedoria e amor.

Infelizmente, não o vi no cinema, só em DVD que comprei há quatro anos e revi ontem. A performance de Richard Farnsworth, que foi sempre um duplo e teve neste filme o único papel como actor no cinema é absolutamente comovente. Tanto que foi nomeado para o Oscar de melhor actor principal. É uma pena que tenha falecido pouco depois de o filme ter chegado às salas.
O filme foi realizado por David Lynch, mas ninguém o adivinharia.

Ainda o podem comprar aqui na FNAC por 11,95 euros. Acreditem que vale bem mais do que isso.

-MG
rss 3 pás de carvão
  1. Carlos Afonso
    11/Abr/2008 | 18:16

    Concordo inteiramente com esta crítica cinematográfica. É filme obrigatório.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP
  2. João Sousa
    12/Abr/2008 | 11:48

    Este não foi o único papel enquanto actor de Richard Farnsworth. Talvez tenha sido, isso sim, enquanto actor principal. Eu recordo-me de vê-lo em pelo menos um outro filme: o “Misery” de Rob Reiner, em que desempenha o papel de Xerife.

    Um pormenor um pouco mórbido mas que retrata bem a personalidade do homem é a sua morte. Ele não se limitou a morrer da doença. Como típico cowboy que era, decidiu adiantar-se e meteu uma bala no corpo. Quando eu soube disto, recordei-me da cena no filme em que ele acaba com o sofrimento de um cortador de relva.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.5 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  3. 13/Abr/2008 | 09:06

    Deve ser um belo filme. :D


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows Vista
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.