apple killed the linux star
18/Jan/2008 @ 09:07 Informática

<disclaimer>O que eu vou escrever não é um ataque à Apple ou ao Linux e muito menos à liberdade individual de cada pessoa fazer as suas escolhas. É apenas uma constatação dos factos e também, um pouco de futurologia.</disclaimer>

Comecei no Linux há 13 anos quando só ainda meia-dúzia de maluquinhos sabia o que isso era. O desktop era horrível (salvava-se o WindowMaker), o Netscape suckava, os window managers estavam cheios de bugs e a aparência já nessa altura estava muito atrás do Windows (a Microsoft sempre foi muito boa numa coisa: o polishing).
As coisas evoluíram, apesar de haver sempre problemas com hardware recente, mas também até nisso houve evolução.
E o número de utilizadores de Linux no desktop foi crescendo, lenta mas gradualmente. Com o aparecimento do Ubuntu, muitas pessoas passaram do Windows para Linux.

Nestes entrementes, a percentagem de portáteis vendidos em relação aos tradicionais desktops foi crescendo e acredito que já hoje se vendam mais portáteis do que desktops. No princípio desta revolução, apareceu há uns anos o Mac OS X, sem dúvida um grande sistema operativo. O Steve Jobs foi esperto de uma maneira que o Bill Gates nunca foi: pegou num bullet proof UNIX e acrescentou-lhe um window manager proprietário excelente. A princípio e durante muito tempo, a malta do Linux no desktop não ligou muito ao OS X (Ah, é giro e tal…), mas com o passar dos anos, os avanços de uns felinos para os seguintes e sobretudo com a baixa de preços, o pessoal começou a olhar para o OS X com outros olhos. E a mudar. Conheço hoje pessoalmente quatro pessoas que mudaram de Linux para um Mac portátil. E por essa blogosfera fora, vão-se lendo todos os dias relatos de igual mudança. De modo que a Apple já tem mais de 7% do mercado dos computadores pessoais e o Linux quase nem consta na lista. O Mac OS X representa mais produtividade quando comparado com o Windows ou o Linux. O meu próximo portátil também irá ser provavelmente um Mac. Porquê ? Porque como para muito boa gente, quero mais produtividade e tendo a meu cargo máquinas Linux, basta-me o SSH que vem no Mac, não é preciso mais nada. Não é nada de novo, quando fui administrador de sistemas UNIX em Lisboa na sede de um dos maiores bancos portugueses, o meu desktop era um Windows com o Putty aberto durante todo o dia à frente.
Quando até o Linus Torvalds usa um portátil OS X há mais de 2 anos, está quase tudo dito [1].

O KDE 4 saiu agora e a julgar pelos screenshots que se vão vendo, parece ser a melhor interface gráfica que o Linux já teve, mas como podemos ler nesta entrevista ao Nuno Pinheiro que esteve por dentro de todo o processo de desenvolvimento, a coisa ainda está muito verde:
Bruno: A versão 4.0 do KDE é um marco importante neste projecto, já que foram feitas várias alterações de fundo. Por essa internet fora tenho lido vários comentários que dizem que o KDE 4.0 não está pronto para produção. Qual é a tua opinião sobre isso?

Nuno: Não está claramente, dá para usar, mas não é um substituto para o 3.5 por exemplo.
Como disse na resposta anterior, esta release tem como principal objectivo os pilares do kde 4, e esses estão prontos code wise isto é o grosso do trabalho dos pilares esta feito, é a partir destes pilares que tudo o resto se vai construir, e na minha opinião de engenheiro civil são grandes e fantásticos pilares.
Acho incrível o que conseguimos especialmente que dê para usar e funcione minimamente.

A própria Mandriva, que deve ser neste momento a distribuição Linux mais KDE oriented ainda vai trazer na sua próxima versão, a sair daqui a uns meses o KDE 3.5

Claro que nos servidores, o Linux está bem e recomenda-se cada vez mais e a Microsoft cada vez mais encostada à parede, mas no desktop, acho que a batalha (ou a guerra) está perdida.

[1]: Afinal, pelas palavras dele, parece que já não.

-MG
rss 17 pás de carvão
  1. 18/Jan/2008 | 10:34

    ROTFL o linus com um portátil com OSX ?
    onde é que está a prova disso ?
    Espero que não seja como dizerem que ele corria OSX em casa porque tinha um G5 e depois ele afirma que nunca usou o osx em casa…
    Enfim: delírios da blogoesfera nacional
    Ou será que também te vais tornar num switcher para o macosx ?
    ROTFL a pseudo comunidade do “software livre” adora enfiar-se num OS proprietário !!! Adoro. Já parece os bsdcons onde se contam pelos dedos de uma mão de alguém maneta as pessoas com pcs!
    Um grande bem haja


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.10 em Fedora Linux Fedora Linux
  2. 18/Jan/2008 | 10:49

    Antes de falar, informa-te.
    Saiu num artigo da MacWorld e o assunto até foi discutido na LKML.
    Se souberes o que é (coisa que duvido), vai aos arquivos e procura.
    Fica aqui o texto do artigo:

    Linus torvalds uses a Mac!

    “über-geek is latest celebrity to make the switch.

    Linux creator Linus Torvalds has announced that he’s switched camps. no, he’s not running Windows - he’s swapped his PC for a Mac.

    In an interview with a linux magazine, the geek god revealed that he was running his day-to-day work on a dual power mac g5 that was given to him free by Apple. “Part of it is simply that i wanted to try something else, and i felt like there were enough people testing the x86 side that it certainly didn’t needed me”, reveals Torvalds, adding that he wanted to see how Linux ran on non-PC paltforms.

    I personally believe there are two main architectures out there: powerpc and x86-64 are what i think are the two most relevant ones, and i decided that i had to at least check the other side of it out seriously if i really believed that.”

    Torvalds insists that he still boots into Linux, not Mac OS X. However, he reckon that late at night, after everybody’s gone home, he shuts the door of his office and secretly listens to iTunes.”


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Linux Linux
  3. 18/Jan/2008 | 12:44

    “Quando até o Linus Torvalds usa um portátil OS X há mais de 2 anos, está quase tudo dito.”

    “Torvalds insists that he still boots into Linux, not Mac OS X.”
    “he wanted to see how Linux ran on non-PC paltforms”

    Percebes a incoerência da tua afirmação?

    Mas sim, Linux em Desktop nunca vai ganhar grande quota de mercado, o que não significa que seja inferior aos outros SO’s neste segmento.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Windows Windows XP
  4. 18/Jan/2008 | 12:49

    “No, he’s not running Windows - he’s swapped his PC for a Mac.”


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Linux Linux
  5. RS
    18/Jan/2008 | 12:55

    Há é uma diferença entre o Linus Torvalds usar um Macintosh e usar o Mac OS X. Sim, ele usa um Macintosh PowerPC… não, ele obviamente não o usa com o Mac OS X.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.10 em Linux Linux
  6. 18/Jan/2008 | 13:33

    Dizes que o outro devia se informar antes de falar e depois confundes arquitecturas com sistemas operativos? I rest my case.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Windows Windows XP
  7. 18/Jan/2008 | 13:39

    Mário, és mais um que é vítima da publicidade. Achas mesmo que só com um Mac é que vais ser produtivo? Com um outro qualquer sistema com um qualquer interface não o consegues ser?

    Eu, com o OpenBox sou bastante produtivo naquilo que faço. Bastou adicionar algumas aplicações ao menu deste wm e correr e configurar o fbpanel. Claro que podes dizer que tive que andar a alterar isto, mas no OS X também vais ter que adaptar o sistema a ti se queres realmente ser produtivo.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b2 em Linux Linux
  8. 18/Jan/2008 | 14:03

    desde que leio coisas que o Mário Gamito escreve que ele diz mal do desktop GNU/Linux, nada de novo

    agora essa do Linus usar macosx é tanga, ele já explicou, tem um powerpc oferecido onde corre GNU/Linux.

    “My main machine these days is a dual 2GHz G5 (aka PowerPC 970) - it’s physically a regular Apple Mac, although it obviously only runs Linux, so I don’t think you can call it a Mac any more ;)” he said.
    http://www.zdnet.com.au/news/soa/Torvalds-switches-to-Apple/0,139023165,139183867,00.htm

    cumps,

    RJ


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12pre em Linux Linux
  9. 18/Jan/2008 | 14:12

    http://www.zdnet.com.au/news/soa/Torvalds-switches-to-Apple/0,139023165,139183867,00.htm

    Torvald’s response came quickly and succinctly. “My main machine these days is a dual 2GHz G5 (aka PowerPC 970) - it’s physically a regular Apple Mac, although it obviously only runs Linux, so I don’t think you can call it a Mac any more ;)” he said.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.10 em Fedora Linux Fedora Linux
  10. 18/Jan/2008 | 15:06

    @ricardo nunes: Como deves poder ver nesta página, estou a usar Linux, Mandriva mais propriamente. Ia jurar que tinha escrito um artigo no meu antigo blog do SAPO sobre ter mudado de vez para o Linux, mas parece que não. De qualquer modo, fica aqui este artigo que acho que á prova suficiente de que entendo que o Linux já está pronto para o desktop:

    http://gamito.blogs.sapo.pt/49047.html

    @Gonçalo Silva, não, não confundo plataformas com sistemas operativos, está descançado.

    @restantes: De http://en.wikipedia.org/wiki/Mac_OS_X -> “For the early releases of Mac OS X, the standard hardware platform supported was the full line of Macintosh computers (laptop, desktop, or server) based on PowerPC G3, G4, and G5 processors.”
    A notícia é mais ou menos dessa altura (e não de 2005 aque os vossos artigos se referem) e o Mac que ele tinha corria OS X, se já não corre, my bad. Pena a revista não ser minha e já não ter acesso a ela. De qualquer modo, deve ter sido esta a máquina: http://digg.com/apple/Linus_Torvalds_autographed_Mac_Powerbook_on_ebay
    Entretanto, já coloquei um update no artigo, na esperança de que alguém discuta o cerne do artigo e não uma frase em particular, que era um fait-diverts no meio do artigo.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Linux Linux
  11. nuno
    18/Jan/2008 | 15:36

    Mas que treta de velharia, essa do Linus. Isso foi há uns 4 anos (ou terá sido mais?) quando ele saiu da Transmeta e foi para a OSDL, a OSDL ofereceu-lhe — e não a Apple — um G5 dual PPC994, que de facto era o que ele usava na altura. E não era só ele, por exemplo o Dave Miller também usava um dual 1.8Ghz, julgo eu.

    Hoje em dia ele basicamente só usa máquinas x86_64, como se constata facilmente se se ler a LKML 1 vez por mês ou tipo isso.

    Enfim, old rehashed bullshit with a spin, é o que é.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.13pre em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  12. nuno
    18/Jan/2008 | 15:42

    ERRATA: onde se lê PPC994 deve ler-se PPC970.

    Ah, sim, e faltou dizer que ele não corria OS X, mas sim Linux (well, duh). E isto é facilmente verificável se se forem ver os commit logs do BK (sim, do BK, vejam lá a pré-história que isto não é), a máquina onde ele maioritariamente mexia no repositório era uma tal de ppc970.osdl.org. (hint hint, vejam o hostname)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.13pre em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  13. nuno
    18/Jan/2008 | 15:51

    E para quem mesmo assim duvida, basta ir ao google e procurar por “ppc970.osdl.org” e achar dezenas ou centenas de emails escritos por ele. Felizmente que ele sempre foi grande adepto do pine, e o pine mete na msg-id, entre outras coisas, o OS em que está a correr como por ex:

    Pine.LNX.4.58.0503291815570.6036@ppc970.osdl.org


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.13pre em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  14. 19/Jan/2008 | 00:44

    pfff… Mac OSX tirar o lugar do Linux no Desktop? Me desculpe por dizer, mas isso não vai acontecer não… A Mac consegue as coisas pelo HYPE… Só isso. o iPhone não é nada do que dizem por aí, mas ainda assim muitos compraram. Claro, claro, fanboys… Aqui no Brasil que não tem AT&T teve gente que comprou mesmo sabendo que ficaria um bom tempo sem poder usar o celular e ficou usando como mp3 player de luxo…

    Sobre evolução, claro que a Apple e o OSX evoluíram, mas a evolução deles é a passos de formiga se comparadas com a evolução do Software Livre. Especialmente do GNU/Linux e do Ubuntu ;)

    Abraços

    do Terrinha


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Linux Linux
  15. o xato
    23/Jan/2008 | 16:20

    gostei da afirmação “Quando até o Linus Torvalds usa um portátil OS X” q raio de frase é esta???? um portatil os x??? n tem nenhum portatil windows? e um portatil ubuntu?????

    baaaah, querem falar de modas, falem da merda do ubuntu q desvirtuou grande parte da comunidade linux… sinceramente gostava de perceber a razao do hype do ubuntu… é uma distribuição de merda!!! querem dar hype a distribuições, deviam faze-lo ao gentoo, q agora parece tar a morrer…

    e n sejamos tao simplistas ao ponto de dizer q o MacOS X é um freebsd com um window manager proprietario! isso ridiculo! entao os programas da adobe correm em mac so por causa do window manager… poderiam facilmente fazer um port po gnome suponho……

    experimentem uma semana o X e uma semana qq variante de linux e percebe-se facilmente pq razao um é realmente o unico desktop OS alguma vez feito e o outro nunca conseguirá ser…

    qd quero pregar um prego, n vou buscar um alicate… uso um martelo… por isso qd quero um OS de desktop, so ha uma hipotese… assim como qd quero um servidor, obviamente q recorro a uma distribuição linux ou a uma bsd
    (windows… n vejo nenhum utilidade… talvez para o carro por causa das apps para GPS’s)

    e ja agora, parem de dizer “malta” sff! parece dito pelo padre borga… mais vale rapaziada!


    A usar Safari Safari 523.10.6 em Mac OS Mac OS X
  16. 25/Jan/2008 | 17:34

    o xato: Você está defecando pela boca. Ubuntu é uma ótima distro e graças a ela o Linux está se popularizando cada vez mais no Desktop. como disse Apple consegue as coisas com Hype. E realmente é um BSD com WM proprietário…

    E sinceramente… Quando o Enlightenment 17 sair oficialmente (se sair ;/), não vai ter pra ng… Ele mesmo no Alpha já dá de 1000 a zero em beleza no MacOS


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Linux Linux
  17. 12/Mar/2008 | 10:52

    Eu acho-vos cá uma piada…
    Vcs. engolem marketing como quem come tremoços.
    Eu uso o GNU/Linux com GNOME na distribuição UBUNTU e sou feliz.
    Mais, produzo trabalhos gráficos e nem por isso me sinto limitado.
    Enfim, falam sem saber apenas para se armarem..
    Fazem-me lembrar alguem que conheci que só comprava MAC porque era designer e tinha que o mostrar aos clientes, só fazia bosta mas fazia num MAC.
    Antes fazer bem feito em GNU/Linux.
    Se só precisas de uma shell para que queres o MAC só pa dar pala…
    Enfim gaysices da cidade.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.