Está na berra, pá.
No último mês, tenho estado a trabalhar num projecto que envolve a interoperabilidade entre estes dois sistemas operativos, nomeadamente Windows Server/MS SQL SERVER/C#/ASP.NET e Linux/MySQL/qmail/vpopmail/Courier-IMAP.
Tem sido fácil pô-los a falar um com o outro, obviamente recorrendo a third partie’s products no Windows para o MySQL que está no Linux. É fácil escrever código C# na máquina Windows que manuseie o MySQL do servidor Linux, recorrendo a um connector da MySQL AB ou, no meu caso, a um da CollabNet e ao MDAC (gratuito) da Microsoft. Também é fácil o inverso, inserir dados numa BD do MS SQL SERVER a partir do Linux com o FreeTDS.
Há coisas mais complicadas, por exemplo o código de criação em C# do hash da password do vpopmail (penso que) é impossível de replicar a 100% em C#, por isso faço-o do lado do Linux com um script que invoco a partir de uma página em ASP.NET a partir do servidor Windows.
Por outro lado, voltei a pegar no Samba ao fim de muito tempo e como dizia o pató do anúncio, “fiquei maravilhado”. Se até há dois anos, desde a última vez que o usei estava excelente, agora it’s a breeze :)
Haverá com certeza áreas nas quais esta interoperabilidade está muito menos avançada ou não existe mesmo, mas há muita coisa por aí, normalmente graças a projectos open source, seja para Windows ou Linux.
Agora o que é necessário mesmo (para quem precisa) é interoperabilidade entre sistemas Windows :P
Bem, isto foram só umas linhas escritas à pressa às sete da manhã ainda com o cérebro meio indrominado, por isso desde já, desculpem qualquer coisinha.