A Sun comprou ou está em vias de o fazer a companhia MySQL AB, produtora da conhecida base de dados MySQL, com a frase “we’re putting a billion dollars behind the M in LAMP” [1].
O MySQL sempre foi considerado pelos utilizadores das majors como a mais fraca RDBMS do mercado. E é verdade, o PostgreSQL, o MS SQL Server e o Oracle, por exemplo, são tudo bases de dados que deixam para trás o MySQL by leaps and bounds.
Contudo, mesmo contando com as características que não tinha, aliada à sua facilidade de administração (para a qual, IMHO, em muito contribuiu o phpMyAdmin), tornou-se a plataforma ideal para sites web. Desde os pequeninos aos muito grandes. E este facto fez o MySQL ser usado em dezenas ou centenas de milhões de servidores, fazendo assim dele uma major em termos de utilização.
Posto isto, o que vai fazer a Sun com o MySQL ? Segundo o link indicado em cima, para criar suporte ao MySQL e para investir no sentido de atrair clientes pagantes, com a justificação de que há muitos CIOs que rejeitam o MySQL para infraestruturas mission critical por não ter uma companhia forte por trás a dar suporte e a Sun com a reputação que tem, quer ser essa companhia.
Vamos nós, utilizadores regulares, ficar sem o MySQL ? Em princípio, parece que não:
The good news is Sun is already committed to the business model at the heart of MySQL’s success - first investing to grow communities of users and developers, and only then creating commercial services that attract (rather than lock in) paying customers.
(…)
Free and open software has become a way of life at Sun.
Portanto, esperemos que esta compra signifique boas notícias para todos nós.
[1]: LAMP é a sigla pela qual são conhecidos os servidores web que correm Linux, Apache, MySQL e PHP.
Pois, parece que estes senhores http://mysql.com/customers/customer.php?id=280 deviam começar a pensar em usar SQL Server ou algo do género, porque é muito melhor que MySQL.
Convenhamos que o youtube nem tem uma BD muito grande e com muitos hits nem nada.
A usar Unbranded Firefox 2.0.0.11 em Linux