Depois de ter visto o Sicko, documentário realizado por Michael Moore, um americano, perdi completamente a pouca consideração que já tinha pela Democracia norte-americana.
Ainda bem que tenho um Oceano a separar-me da estupidez e fiquei ainda mais orgulhoso por ser europeu.
Dedico as horas que passei a ver o documentário a todos os individualistas wannabes e seguidores dessa erva daninha que foi a Ayn Rand.
Portanto é dedicado a mim e tenho de responder :-)
1) o estado actual (pessimo, mau) do sistema de saude norte-americano (ou do europeu e/ou do portugues) não é devido ao capitalismo e ao mercado livre; muito pelo contrario, um sistema que funcionava bem há cerca de 50 ou 70 anos foi completamente lixado pela intervenção do Estado; todos passaram a ter acesso não à Saude mas a uma lista de espera que dá acesso a um burocrata que decide se podes/deves ter saude
2) o Michael Moore quer fazer crer que Saude em Cuba é que é bom; o Moore esquece-se de dizer que Cuba gasta apenas $229 por cidadao em cuidados de saude, enquanto que os EUA gastam $6096; o Moore esquece-se de mostrar imagens do estado degradante do que são os hospitais em Cuba; e finalmente esquece-se de referir que em Cuba existe um sistema de saude com dois niveis, o mais alto do qual apenas está acessivel a estrangeiros que paguem (como o Maradona) ou à nomenclatura do partido.
http://www.alertnet.org/thenews/newsdesk/N15193062.htm
http://www.theatlasphere.com/columns/070724-burg-healthcare.php
Estás à vontade para ignorar a resposta ou chamares aos links “propaganda”; não o são nem mais nem menos do que o documentariozeco em causa…
– MV
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows XP
@MV: Por acaso não era dedicado a ti, embora conheça as tuas ideias, não as escondes. E lembrei-me de mencionar a Ayn Rand não por ti (cuja admiração por ela também é pública), mas por um bacano qualquer num outro blogue, que falou nela há dias.
E também sei que o Hospital em Cuba foi escolhido a dedo, que nas farmácias não há medicamentos para os cubanos (mas há para os turistas com doláres na mão) e que o Michael Moore é para ser visto com o filtro ligado.
Still, bastam-me os testemunhos na primeira pessoa e as provas documentais (vídeo, som), para me chocar.
Além disso, não és um individualista wannabe, és mesmo. Pelo menos por palavras, por actos tenho as minhas dúvidas :)
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Vista
E que tal meteres ai este video sobre o emprego dos sysadmin?
Penso que vais gostar: http://www.youtube.com/watch?v=udhd9fmOdCs
:)
Cumprimentos.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows XP
@Francisco Costa: Está o máximo, que marado :)
“Piss him off and you’ll be fired by tomorrow morning, cause he’s the guy who knows that you’ve been surfing porn.”
LOL :)
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Vista
Vá Mário, não sejamos falaciosos.
Cuba gasta $299/cidadão porque em saúde é infinitamente mais barata do que nos EUA. O exemplo do medicamento foi dado ($120 nos EUA e $0.05 em Cuba) mas outroas também poderiam ser dados. Nos EUA uma ambulância custa $1000 e um dia no hospital (apenas a estadia, sem cuidados médicos adicionais) custa $2000.
E a culpa do sistema americano estar assim não é do Medicare e do Medicaid. Esses são programas que ridicularizam quaisquer programas estatais pela demência (propositada) com que foram concebidos. A culpa é do oligopólio do mercado livre, não regulado, das seguradoras de saúde, que cobram o que querem. Ora, depois torna-se vicioso: se é a seguradora a pagar, os médicos sobem os preços. A culpa do sistema americano estar assim é apenas uma: do neoliberalismo aplicado a um mercado que tem de ser inerentemente regulado, o da saúde.
Quanto ao sistema de saúde europeu (e mesmo o português) estar mau, não sei comparativamente a quê. Se for em comparação ao americano, está óptimo. Em termos absolutos, há espaço para melhoria, mas não é certamente através da liberalização selvagem da mesma.
Enfim, tudo tem um ciclo. E o ciclo da praga que é o neoliberalismo está, finalmente, a chegar ao fim.
A usar Safari 523.15 em Mac OS X