asp.net
16/Jun/2008 @ 19:45 Software

Ando a trabalhar há meses num projecto que integra várias plataformas e tecnologias, nomeadamente Windows e Linux. Por via disso, tive que me habituar a coisas nas quais nunca tinha mexido a sério: IIS, ASP.NET, C#, MS SQL SERVER.
Bem, eu sempre que ouvia falar ou lia algo sobre o ASP.NET, embora não me interessasse pelo assunto, pensava que aquilo devia ter alguma coisa de inovadora. Boa ou má, devia ter para causar tanto falatório.

Mas hoje, passados estes meses, é mais do que claro para mim que o ASP.NET não tem nada de absolutamente novo. O conceito é absolutamente banal e já tem muitos mais anos do que ele próprio. Se, por exemplo, trocarmos o C# por PHP, IIS por Apache, MS SQL SERVER por MySQL e o sistema operativo, o conceito é exactamente o mesmo.
Claro que tem algumas coisas positivas, como o Visual Studio que é um excelente IDE, o C# é muito mais estruturado do que o PHP e lida excelentemente com excepções (mas não mais do que o Python ou o Java), embora proíba certas coisas que não fazem – pelo menos para mim – qualquer sentido. Seja como for, acho o C# uma línguagem engraçada.

Enfim, não tem nada de novo, é só marketing.
E quanto a IIS e MS SQL SERVER, é melhor nem falar. Se ainda há quem possa querer argumentar alguma coisa a favor da base de dados, o IIS então não tem qualquer comparação possível com o Apache. Simplesmente, para além dos aspectos de segurança, não tem a mesma robustez, escalabilidade, fiabilidade e quanto à versatilidade que o Apache tem com os seus módulos, o IIS nem sequer sonha com ela.

-MG
rss não há pás de carvão neste artigo, atira-lhe uma
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.