dois meses de windows vista
26/Mar/2008 @ 19:23 Software

Após este tempo de trabalho com o Vista [1], posso agora tecer algumas considerações mais apoiadas na experiência, principalmente desde que passei a ter a versão inglesa com o Service Pack 1 final.

Eu acredito piamente que haja uma quantidade enorme de pessoas com problemas na Vista, principalmente aquelas que têm hardware mais antigo. Contudo, não é essa a minha experiência, bem pelo contrário e passo a explicar.

Está certo que o meu portátil, um HP Pavillion dv9700t, anda bem, tem um disco SATA e 2 GB de RAM o que me dá uma pontuação de 5 no AERO (a mais baixa relativa à placa gráfica), mas tenho a correr permanentemente durante o dia todo:

  • IIS;
  • MS SQL SERVER 2005;
  • Apache;
  • MySQL;
  • PostgreSQL;
  • Um VmWare com Linux e 128 MB de RAM para ele;
  • SQL Server Management Studio;
  • Visual Studio 2008;
  • Eclipse;
  • Firefox;
  • Thunderbird;
  • E o inevitável PuTTY :)

Com isto tudo a correr, tenho 40% de memória livre e o software funciona perfeita e fluidamente.
Além destes, tenho imenso software de desenvolvimento, multimédia, etc. e tal.

O sistema é rápido, nunca “crashou”, os programas não “crasham” também, o hardware está todo a funcionar na perfeição. Enfim, tudo corre sobre rodas. Para mim, não é o bicho papão, nem o Me2 que tanto apregoam. E depois de me ter habituado a algumas diferenças, já olho para o XP como uma coisa obsoleta.

Como disse, é certo que sou um afortunado pelo laptop que tenho e que já vem pensado de raíz para o Vista, mas… também sei que há muitos e bons joe users – por definição são uns ignorantes – que instalam programas a torto e a direito sem saber antecipadamente se funcionam bem no Vista, que não se dão ao trabalho como eu de ir ao site do fabricante descarregar os drivers para o hardware e aplicar os updates que *eu* entendo serem necessários.
Usam aquelas coisas chamadas de Internet Explorer e Windows Mail, dois autênticos sugadores de vírus e bactérias. Também não dispensam tudo quanto é merda de firewall e demais trangalhada do género, nem instalar e desinstalar software como se não houvesse amanhã, quilhando o Registry todo. No fim e rapidamente, fica tudo uma bagunça, pesada e desmorona-se.

A minha conclusão final, é que o Vista ao contrário do que é apregoado, não é para as massas. É para quem sabe alguma coisa disto (e eu até sei pouco de Windows) e para estes como eu, it’s a breeze.

[1]: Não, não me vendi à Microsoft nem ao Windows, mas por agora é o que tenho que utilizar no desktop. Este é um relato imparcial e desapaixonado. Só escrevi sobre o que têm sido estes dois meses. Claro que para servidores, não há comparação possível entre um Windows e um Linux.

-MG
rss 8 pás de carvão
  1. João
    26/Mar/2008 | 20:05

    O Windows é preciso saber lidar com ele, como se fosse uma sogra :). Linux Forever.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  2. 26/Mar/2008 | 20:19

    Como dizem os brasileiros, “Sogra é pior que chiclete. Quanto mais a gente pisa, mais ela gruda no pé”. LOL :)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows Vista
  3. José
    26/Mar/2008 | 20:34

    Ou sou mt azarado ou tiveste muita sorte.
    Em Outubro comprei um portátil ACER com o Vista instalado e depois de utilizar durante quase 3 meses a minha conclusão é contrária à tua. Posso não ser um expert como tu, mas tive também o cuidado de actualizar os drivers etc. e tal.
    Um dos problemas que tive e que nem o Paulo Barata me conseguiu ajudar a resolver, era não conseguir aceder aos ficheiros do meu desktop com XP Pro, embora do XP Pro eu conseguisse aceder ao Vista.
    Cá em casa tenho outro desktop com XP, mas Home, e esse e o Pro partilham sem problemas os ficheiros.
    Também não conseguia aceder às duas impressoras que eu tenho partilhadas na rede. Tb aí o Paulo não conseguiu ajudar.
    Etc, etc.
    Despachei (vendi) o portátil com o Vista, pois afinal não foi necessário para o que tinha previsto, senão eu teria formatado o disco e instalado o XP.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Windows XP
  4. 26/Mar/2008 | 21:14

    @José: Pois, é como eu disse, sei que há muitas pessoas com problemas com o Vista. Mas deixa-me que te diga que o Vista faz tudo o que o XP faz e mais e mais facilmente. É preciso é googlar um bocado.

    Neste momento até tenho a minha placa wireless a fazer de hotspot para a PSP e a PS3. Configura-se em três penadas, no XP é preciso penar.

    Quando eu compro um computador, a primeira coisa que faço é formatar o disco, seja para instalar o que for. O meu Vista foi instalado e configurado por mim com todos os cuidados e indo consultando o Google, porque estava completamente a leste.

    Para terminar, e sem ofensa, portáteis é HP :)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows Vista
  5. Victor
    26/Mar/2008 | 22:44

    José,

    Os problemas de ligação ao XP e às impressoras são de resolução simples. Mas concordo que para quem apenas pretende que as coisas funcionem automaticamente, existem cenários em que necessitas ler e pesquisar um bocado para ultrapassar os problemas encontrados.


    A usar Internet Explorer Internet Explorer 7.0 em Windows Windows Vista
  6. José
    27/Mar/2008 | 11:56

    Victor,

    Em relação aos problemas de ligação ao XP e às impressoras, fiz tudo conforme o protocolo. Li tudo o que encontrei para desbloquear a situação. Eu posso-me considerar um utilizador médio-alto e procuro manter-me o mais possível actualizado. Sou é que resolvo todos os problemas de software e hardware cá em casa. Sou leitor diário do Planet Geek e outros do género. Coloquei a questão nos forúms da M$ mas ninguém respondeu… O PB esperava que a solução viesse com o SP1.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP
  7. 27/Mar/2008 | 12:26

    @José: Provavelmente o que te faltou foi o que eu escrevi neste artigo:
    http://www.apeadeiro.org/informatica/o-bug-tem-um-windows-vista


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Windows Vista
  8. 28/Mar/2008 | 17:11

    Eu cá, também digo o mesmo.
    Tenho o Vista praticamente há 5 meses, mas também fiz um upgrade do meu PC (ou melhor, aproveitei comprei tudo novo - peças) e aproveitei, comprei o Vista Ultimate (por sair mais barato comprar como OEM).

    E não tenho tido grandes problemas.
    É bonito a nível de grafismo, o que para mim, é logo um ponto de partida para fugir do XP a sete pés (mesmo usando aquelas mariquices todas no XP para o colocar parecido com o Vista);
    É relativamente rápido. Não digo que seja um “avião”.. mas é bom. Desliguei foi a gestão de energia porque ele tinha pequenos “crash” para arrancar o Disco Rígido.. daí ter colocado no máximo desempenho.

    Em termos de compatibilidades… o único problema que tive e que mais me chateia, foi o facto de ter um Joystick da Microsoft e não haver drivers para ele (agora se calhar já há.. mas não procurei).

    Apenas tenho um problema agora.. umas pastas que me apareceram na pasta “Utilizador”, com ficheiros “.cat”.. e que ainda não resolvi, estou a tentar investigar.

    Fora isso.. é sem dúvida um SO para ser utilizado em vez do XP.. que passou à história, embora muita gente ainda o use.

    Gosto.. Mas da próxima vez que o instalar de raíz vou ter que ser mais “brando” e não instalar/desinstalar software a torto e a direito.. coisa que tenho feito.
    Mas que o CCleaner tem resolvido (penso eu)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.