Terça-feira, 21 de Agosto de 2007
Servidor caseiro - XXVII
Já vimos que a gestão do nosso servidor de correio electrónico com vários domínios se tornou bastante mais fácil, depois da instalação do vpopmail.
No entanto, esta configuração pode tornar-se ainda mais fácil se instalarmos um pacote de software que permite que se efectue a gestão de contas de correio, aliases, reencaminhamentos (forward) e listas de distribuição de forma ainda mais fácil, e sem ser necessário recorrer à linha de comando.
Este software foi criado pela mesma equipa que criou o vpopmail, e foi precisamente a pensar na interacção com o vpopmail que se desenhou o sistema de gestão.
Uma vez que este sistema funciona através da web, é necessário ter instalado e a funcionar um servidor web; assumimos que está instalado o servidor conforme o descrito em capítulos anteriores. A instalação do qmailadmin é relativamente simples.
Mas antes...
Uma funcionalidade indispensável em sistemas de webmail é a possibilidade de, em determinadas circunstâncias, poder enviar respostas automáticas associadas à chegada de mensagens de correio electrónico. A utilização típica desta funcionalidade é em alturas de férias, de forma a notificar os emissores de mensagens que chegam à nossa caixa de correio da nossa situação actual. Vou acompanhar a instalação de um dos vários sistemas de respostas automáticas, que será posteriormente integrado no meu sistema de webmail.
O qmail-autorseponder, necessita das bglibs instaladas:
# make# install# ldconfigO qmail-autoresponder
# make# cp qmail-autoresponder /usr/local/bin/autoresponderO qmailadmin:
#
./configure --without-authpwd --without-authshadow --without-authpam --without-authldap --without-authdaemon --enable-unicode --enable-imageurl=/icons --without-fcgi --enable-https=auto --enable-autopurge=7 --prefix=/home/www/webmail --enable-maxpurge=30 --enable-mimetypes=/usr/local/httpd/conf/mime.types --enable-modify-quota --enable-autoresponder-path=/usr/local/bin --enable-htmldir=/home/www --enable-cgibindir=/usr/local/httpd/cgi-bin --with-htmllibdir=/home/www/qmailadmin# make
# make install-strip
E está em
http://planetgeek.dynip.sapo.pt/cgi-bin/qmailadmin
A password para entrar é a que escolhi quando instalei o domínio com o vpopmail.
Uma vez dentro do qmailadmin, é tudo extremamente intuitivo
Enough for today...
Os comentários são da exclusiva resonsabilidade dos seus autores.
Mário Gamito, 2004 - 2007
Todos os direitos reservados.