Segundo especialistas do jornal Público, a marca Cristiano Ronaldo valia antes do prémio FIFA que recebeu, cerca de 50 a 63 milhões de euros. A RTP diz 200 milhões. Muito mais do que recebe pelo trabalho que exerce para o seu empregador, o Manchester United – 7,4 milhões por ano. Tem contrato com o Banco Espírito Santo, a Nike e a Soccerade. Já teve com a Coca-Cola na China, com a YDreams portuguesa num jogo de futebol para telemóveis destinado aos mercados europeu e asiático (”Apercebemo-nos que ele é um ícone do futebol no mundo inteiro, em particular na Europa e Ásia”, sublinhou Eduardo Dias, director da YDreams).
Para Ana Matias, especialista em marketing desportivo, “o Cristiano Ronaldo já é uma marca, mas ainda não tem uma imagem de marca. Ele começou a ser uma marca a partir do momento que tirou a camisola da selecção para festejar um golo no Euro 2004. No entanto, desde esse dia a sua imagem ficou estragada por alguns episódios que deram a ideia de algum deslumbramento com a fama”. Segundo esta antiga consultora de futebolistas e clubes, “a sua imagem evoluiu ao sabor dos acontecimento, sem estratégia”. Agora, “é importante escolher bem os valores associados à imagem do Ronaldo e as marcas virão atrás desses valores”.
Poderá Cristiano Ronaldo ultrapassar a dimensão que atingiu a marca Figo ? Ainda segundo esta consultora, “com a estratégia certa, pode, porque o Cristiano é mais espontâneo e cria maior proximidade com o típico adepto de futebol. Neste momento, o nome do capitão da selecção é o mais impresso nas camisolas das quinas, é o mais requisitado à Federação Portuguesa de Futebol e é também o maior alvo da contrafacção de equipamentos”.
Agora com o prémio, vai valer muito mais e mais contratos vão chover. A quantidade de diferentes targets que pode atingir é impressionante: desde chocolates, a telecomunicações, marcas de moda, jogos, marcas de automóveis, telecomunicações e produtos alimentares.
Mas enquanto não vêem outros contratos, a Nike lançou mais um dos seus espectaculares spots televisivos com ele, desta vez alusivo ao prémio. Podem vê-lo aqui. Tentem ver o Cristiano Ronaldo no spot. Ele está lá, mas é mais difícil de encontrar do que o Wally :)
Fontes: jornal Público, RTP, ronaldo.bloguedesporto.com
Boas,
tens um erro no titulo. em Cristiano. tem um i a mais!
Att.
A usar Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows XP
Boas,
Fénix, o tempo que demorei a rever o texto para não perder 10 segundos a rever o título :(
Muito obrigado pela chamada à atenção.
Cumprimentos,
Mário Gamito
A usar Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Vista
Se quiseres limpa os comments!!!
;)
A usar Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows XP
Não, na boa. Tudo aqui faz parte. Mesmo os erros.
A usar Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Vista