Comparar o The Bee Movie da DreamWorks com o Ratatouille da Pixar é, como se diz na minha terra, comparar o olho do cu com o farol da Barra.
Onde no primeiro existe uma animação sem alma nem nada que nos faça dizer “wow”, no segundo, cada plano é um regalo para a vista. Em The Bee Movie a animação não tem detalhe, é pobre e o argumento é mais do que sofrível e idiota. No Ratatouille, a animação é talvez a melhor que já vi (excepto a de The Corpse Bride, mas essa não é CGI) e o argumento está muito mais bem conseguido e interligado com a imagem.
Na cara da abelha não há emoção, expressão de qualquer sentimento, na do rato, bem, está tudo lá.
A abelha é de plástico fancaria, o rato é de peluche.
Eu bem digo que onde o Spielberg entra, sai merda.
PS. Não conto aqui com o Horton Hears a Who!, pois só o facto de ter a voz do Jim Carrey, é suficiente para não o querer ver.
Não é só no Ratatouille que é evidente esse nível de arte. Todos os outros filmes da Pixar são feitos dessa matéria, que agrada a qualquer público e consegue mesmo fascinar qualquer criança ou adulto.
É que por mais que se saiba fazer animação 3D é na história que está o trunfo do filme e é depois a próprio conto que precisa de ter imagens (e cores) que traduzam os sentimentos. Os Toy Story, Monstros & Cia, Uma vida de insecto, Os Incríveis, À procura de Nemo ou Carros, são feitos assim. E fascinam mesmo. Eu adoro-os todos… E está para sair mais uma preciosidade deles em breve: Wal-E.
O Steve Jobs (o mesmo da Apple) quando fundou a Pixar sabia o que estava a fazer e deu a solução à animação quando nem a Walt Disney estava a conseguir fazer grandes animações com o seu modelo muito gasto. É por isso que hoje a pequena Pixar foi comprada pela Walt Disney e passou a ser o motor da casa…
Ahh… tenho e já vi o Bee Movie e não é nada de especial, realmente. O meu miúdo não para muito tempo a ver o filme e eu não fiquei encantado. Aí está uma observação que eles deveriam reter…
A usar Safari 525.18 em Mac OS X
Vou picar um pouco o nosso anfitrião e dizer: o ponto não é o Spielberg entrar numa coisa e sair merda - é o Steve Jobs entrar numa coisa e sair ouro.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.6 em Ubuntu Linux