O Hobbit
15/Jan/2008 @ 08:55 Cinema

Com que então, o Peter Jackson vai passar a dois filmes o livro O Hobbit de J.R.R. Tolkien, já com estreia marcada para 2010 e 2011.
Ainda não está nada feito, mas como qualquer projecto hoje em dia, pode não haver nada para mostrar, mas tem pelo menos que ter um sítio web, no caso um blogue, também está na moda. Está aqui.

Ora há qualquer coisa de estranho nesta empreitada que me cheira mais a aproveitamento comercial na sequência da trilogia antes realizada d’O Senhor Dos Anéis, do que outra coisa qualquer.
Vamos ser francos: quantas pessoas que viram a trilogia, leram os livros ? Em percentagem, calculo que poucas e, claro está, não perceberam patavina do que se estava a passar.

Ora O Hobbit é anterior ao O Senhor Dos Anéis e explica detalhadamente muitos acontecimentos, que na trilogia apenas são mencionados. Muito resumidamente, conta a história da viagem de Bilbo Baggings, de como se apoderou do anel das mãos de Gollum, etc.
Portanto, estes dois anunciados filmes são uma prequel aos três que já passaram e raramente as prequels dão bons filmes ou pelo menos interessantes.
Agora volto a perguntar: quantas pessoas vão ver esses filmes tendo já lido O Hobbit ?
Pode argumentar-se que não é preciso ter lido um livro para ver e perceber a sua adaptação ao cinema, mas no caso da escrita de Tolkien em que cria um universo de criaturas e terras completamente novas, acho difícil.

-MG
rss 1 pá de carvão
  1. 17/Jan/2008 | 13:18

    Eu faço intenções de ir ver esse filme. Claro que sim! Também li o Hobbit depois de ter lido e visto a trilogia, mas esse facto em nada influenciou a minha opinião sobre o Hobbit, que é a melhor. Em termos de livro é melhor que os LotR porque Tolkien não se perdeu em pormenores liguísticos, nem canções élficas, nem descrições exageradas. É simplesmente a aventura de um hobbit. E se Jackson vai fazer dois filmes então ainda mais curioso estou para ver que pedaços da trilogia ele vai inserir no Hobbit.

    Vão ser bons filmes, não te preocupes.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Windows Windows XP
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.