Comecei hoje a aprender AJAX. E JavaScript também. E como integrar com PHP e com dados vindos de uma RDBMS que é mesmo o que eu preciso.
E como não sei uma linha de nada destas coisas (excepto o PHP e as RDBMS por si), pela primeira vez na vida comprei um daqueles livros com a capa a amarelinho e preto que tem escritas as palavras “For Dummies“, sabem quais são ? Esses mesmo.
Certo, o AJAX For Dummies. Já dei uma vista de olhos e diz lá, logo ao princípio, que no 2º capítulo tem todo o JavaScript que eu preciso para usar AJAX. Claro que sei que não deve ser bem assim, mas encoraja um gajo, porra.
Se não fosse assim, acho que ninguém passava da parte de o desfolhar na livraria para a parte da caixa registadora :P
Vamos a ver, para já estou entusiasmado, depois vou dando notícias.
Para já, só queria aprender a fazer aquela rodinha que gira muita gira enquanto um gajo espera :)
Eu comecei a usar o jquery e devo dizer que dá muito jeito, simplifica muito a vida, andava a complicar e um amigo disse: usa o jquery :)
“Para já, só queria aprender a fazer aquela rodinha que gira muita gira enquanto um gajo espera :)”
Com o jquery fazes isso em segundos.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Ubuntu Linux
Vou ver, obrigado pela dica.
O livro para já e para quem não sabia nada, está muito bom.
A usar Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Vista
Sugestão do chef: Aprende usando Prototype ou jQuery. E já tens o AJAX como deveria ter sido feito.
A usar Mozilla Firefox 3.0b5 em Mac OS X
Efectivamente, para AJAX basta-te um unico comando javascript, o HttpWebRequest. Portanto, o que eles dizem provavelmente é verdade…
(fica é a faltar tudo o resto, de pré e pós-processamento dos dados a enviar :)
Embora eu continue a fazer tudo “à mão”, usando as minhas própria funções e librarias, ouço muita gente a dizer bem do jquery e até já la fui dar uma olhada. E efectivamente, num qualquer projecto futuro, sinto-me inclinado a começar a usar um desses frameworks com Ajax.
A usar Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows XP
@Carlos: Pois, eu já estive a dar uma olhada nelas e no Scriptaculous e tal, mas parece-me que falta documentação para quem está a começar.
Para mais, preciso do AJAX para fazer pós-processamento de dados vindos de bases de dados.
Para já, pelo menos, o livro explica bem o que é vale o dinheiro. Por isso, estou a seguir o texto e os exemplos, depois vou ver então essas bibliotecas.
A usar Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Vista
ajax e’ uma palavra cara para xmlhttprequest…
A usar Safari 525.13 em Mac OS X
Bom, como tive contato com esta tecnologia já há mais de três anos, vou comentar um pouco…
AJAX não nasceu com o nome, é uma tecnologia existente desde as primeiras implementações de DOM no Javascript (época do Netscape 4)
Só que com a hype, muitas pessoas se focaram nisso e a coisa deixou de ser isolada e escondida em um site (ou sítio como se diz em Portugal) ou outro.
A grande vantagem da popularização foi a criação dos toolkits. Existem algumas dezenas deles, e facilitam em muito as operações básicas ou até mais complexas.
Os nomes mais falados são Prototype e sua derivação Script.aculo.us, jQuery e Dojo.
Tarefas comuns como obter dados em JSON, XML ou HTML, tratar e inserir estes dados em objetos do documento HTML, ou até animações e drag’n'drops são simplificadas e integradas a linguagens de programação para a web, e frameworks específicos.
Na minha opinião, o mais resolvido é o Script.aculo.us. Isso porque usa a base sólida do Prototype e inclui muitas funcionalidades. Além de ser rápido e ser integrado ao Action Views do Ruby On Rails.
O jQuery também é muito interessante, e o CMS Drupal inclui e suporta nativamente o jQuery.
Já o Dojo, também com uma grande comunidade, é incluído no código-fonte das redes sociais do Ning (que são em PHP).
Talvez o caminho mais rápido para a proficiência e elegância ao desenvolver de maneira reaproveitável interfaces com AJAX seja utilizar um destes toolkits para reaproveitar soluções já criadas e gastar mais tempo arquitetando.
Abraços, e espero ter contribuído.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Ubuntu Linux
@Lourenzo Ferreira e restantes: obrigado a todos pelas vossas opiniões.
A usar Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Vista