Eu sou um gajo que não gosta nada de gadgets cheios de florzinhas.
Como exemplo, tenho um telemóvel daqueles que só faz e recebe chamadas e mensagens escritas. E quando der o berro, nem que tenha que calcorrear o país a pé, hei-de encontrar outro assim para o substituir (eu sei, é difícil). Não gosto de telemóveis com Internet, máquina fotográfica, câmera de vídeo, leitor de mp3 e sei lá que mais.
Também não sei programar um gravador de vídeo, sintonizar o rádio do carro, saber o que são todos aqueles botões do comando do leitor de DVD e outras coisas que as pessoas nos pedem insistentemente para lhes fazermos o favorzinho, porque pensam que como somos informáticos, temos que saber tudo isso.
Ora a conversa era sobre leitores de mp3. Eu fico um bocado estupefacto com todo o bruá à volta do iPod. Para que raio havia eu de querer uma engenhoca que além de tocar mp3, também faz francesinhas (daquelas à moda do Porto, tostas mistas é pouco para a Apple) ?
Eu cá tenho um Zen V Plus da Creative Labs com 2 GB e serve-me muito bem para passar o dia no trabalho com música (também tem fotos e vídeos, mas não uso, aliás, ficam risíveis num ecrã daquele tamanho). É pequenino (do tamanho de um iShuffle), mete-se no bolso de dentro do casaco ou da camisa e pronto, nada de complicações. Também tem rádio com RDS, mas mais uma vez, não sei como programar as frequências (como já devem ter adivinhado, tenho aversão a manuais).
E sobretudo, nada de um porradão de flores que não servem para nada a não ser sacar delas numa carruagem do metro em Lisboa em hora de ponta para impressionar os patós.
Como apreciador de música que sou, aonde eu invisto é nuns bons phones auscultadores. Custam mais do que o Zen V Plus. É que os que vêm com qualquer leitor de música são bons mesmo só para putos do 9º ano.
Mas boa qualidade de som é uma coisa destas como eu tenho e com um CD original (bem, não vamos entrar na onda do regresso do vinil e dos amplificadores a válvulas). Pena terem descontinuado o formato ATRAC (3 Plus), era proprietário mas dava um jeitaço.
Agora, paixões assolapadas por coisas como um iPod… beats me.
PS. Para os Apple Boys, que julgam que o Steve é muito inovador, fiquem-se com isto. Acho que vai ser muito brevemente o meu novo leitor de música. Claro está que a qualidade em lugar das florzinhas se paga. Uns 460 USD (310 euros) chegam.
Boa tarde Mário,
Obrigado pela tua página e pelas dicas que partilhas (e que acompanho com dificuldade através do Planet Geek - os post são todos às carradas)).
Gostaria que me sugerisses uns bons auscultadores (neste caso para o meu IPOD).
Obrigado e um abraço.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows XP
Eu tenho uns A8 da Bang & Olufsen.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Vista
O que interessa nos auscultadores não é a frequência de saída?
Então qual é a diferença entre uns que custa 20€ ou 200€, se eles tiverem a mesma gama de frequências por exemplo 16Hz-22KHz?
A usar Opera 9.25 em Linux
Obrigado, de facto parecem muito bons.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows XP
@Manifest0: Não, não é só isso que interessa. Qualidade de som não tem só a ver com frequências de saída. E ainda há a ergonomia, isolamento de sons exteriores, etc.
Por exemplo, tenho umas colunas de som (por acaso também da Bang & Olufsen) que têm um sub-woofer, um woofer, médios e graves e uma saída de ar. Têm também vários potenciómetros para ajustar a gosto. São do tamanho de um frigorífico pequeno e pesam um bocado mais. Achas que são a mesma coisa que umas Pioneer com a mesma frequência de saída ?
A qualidade da madeira conta, o volume da caixa conta, há muita coisa que conta e que faz a diferença.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Vista
“when everything else fails, read the manual..”
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Ubuntu Linux
B&O é um produto sobrevalorizado demais, não é nada de outro mundo
Bowers & Wilkins isso sim é algo bom.
E o steve faz bons produtos, temos pena que nao gostes ou saibas usa-los.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Ubuntu Linux
B & O não é nada do outro mundo ?
Hás-de mostrar-me o teu caixote do lixo :P
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Vista
Mario:
A nivel de qualidade de som B&O nao e’ nada de mais. Como alguem disse algures e’ “50% appearance, 30% marketing, 20% competence”. Ninguem compra pelo som, por menos $ consegues mais. E’ interessante que fales de florzinhas e depois venhas com B&O.
E claro, nao gostas de ler manuais. Ja se percebeu.
Manifest0:
Nao e’ so’ isso que conta, alias, grande parte das frequencias nem sao ouvidas. Tens a curva de respostas, distorcao, impedancia, isolamento ou “soundstage”. Estes sim.
Miguel K:
Tens os Denon AH-C551, os Jays, Atrio M5, Mylarone X3 ou Etymotic er6i. Estes sao todos in-ear por isso a apreciacao e’ subjectiva. Se a portabilidade (e, nos primeiros casos, o dinheiros) nao estiver em causa tens, por ordem de preco, os Sennheiser HD-650, Sennheiser HD-595, Beyerdynamic DT 880, Grado SR-80, Koss Portapro ou KSC75.
A usar Opera 9.50 em Linux
@Green
Em termos de fidelidade do som devem ser parecidos. Agora se quando o som sai do altifalante, faz ranger a caixa de determinada maneira, o que introduz ruído no som final… aí és capaz de ter razão!
A usar Opera 9.25 em Linux
@japc: “A nivel de qualidade de som B&O nao e’ nada de mais. Como alguem disse algures e’ “50% appearance, 30% marketing, 20% competence”. Ninguem compra pelo som, por menos $ consegues mais. E’ interessante que fales de florzinhas e depois venhas com B&O.”
Permite-me discordar. Como em todas as marcas, há modelos e modelos. E embora concorde que a B & O dê bastante relevância ao design (que é diferente de florzinhas), a qualidade está toda lá.
“(…) alias, grande parte das frequencias nem sao ouvidas.”
Tens toda a razão, não são ouvidas, mas modulam as outras (em linguagem muito simplificada).
“E claro, nao gostas de ler manuais. Ja se percebeu.”
Then again, who does ? Mas os de software, leio.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Vista
Fui o único a ler a frase “Pena terem descontinuado o formato ATRAC (3 Plus)”?
Esse foi o meu maior pesadelo durante meses. Tinha um ND-HD5 e, pralém de não reproduzir mp3, a única maneira de passar músicas pra lá era a partir do software manhoso da Sony (SonicStage), que volta e meia encravava e/ou insistia em não passar determinadas músicas para o leitor. Já pra não falar que fiquei preso ao Windows por causa do raio do aparelho, o software só funcionava nesse SO e não havia soluções para Linux (lá está, software proprietário, muito bom mesmo).
Revoltei-me e comprei um iPod Classic 80GB e digo desde já que não é só hype, é mesmo bom.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Ubuntu Linux
O SonicStage sempre funcionou perfeitamente comigo e só ficava preso ao Windows se quisesse codificar para ATRAC, de resto funcionava perfeitamente com coisas feitas em Linux. Mas o meu lê MP3.
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows Server 2003
Os MP3, iPod e por aí fora, são tudo gadgets que incentivam à pirataria.
Falam tanto da pirataria, criticam tanto, por estar a aumentar a pirataria.
Não admira, criaram o MP3… será que uma pessoa vai optar por comprar um CD de música e depois, só o pode ouvir em casa, no PC ou num leitor de CDs ? Logicamente que não. Optam logo por um MP3, para onde descarregam músicas e depois não se chateiam, porque ouvem em qualquer lugar, bastando apenas ter bateria suficiente. :)
Eu, pessoalmente, não me faz falta nenhuma um MP3, tenho um telemóvel, 5300 que comprei por necessidade e aproveitei o facto de ter leitor de MP3… resumindo, arrependi-me, treta no que diz respeito a bateria.
Depois, comprei então um Sony Ericsson, mas confesso… não me preocupo muito com o facto de ter ou não máquina fotográfica, internet e por aí fora.. até porque, não os uso. :)
A usar Mozilla Firefox 2.0.0.12 em Windows XP