world press photo 2009
17/Fev/2009 @ 09:30 Imagens

Tem sido tradição desde que comecei a blogar, destacar algumas das fotos vencedoras do World Press Photo Of The Year.
A desta edição (referente a 2008), mostra o Detective Robert Kole de arma em punho certificando-se de que ninguém – vítima de não poder suportar a hipoteca da sua casa devido à crise imobiliária que assola os EUA – a estaria ainda a ocupar. Vê-se a tensão na silhueta hirsuta do agente, tal como não se vê (mas se adivinha) na alma dos que tiveram o infortúnio do despejo. A foto é de Anthony Suau para a revista Time:

Contudo, desde que comecei esta série (espalhada por três blogs), a minha preferida (infelizmente mais uma vez, um retrato de miséria humana) é a vencedora da edição de 2003. A foto é de Jean-Marc Bouju para a Associated Press.

Talvez por ser pai me toque de um modo especial. Só uma fotografia poderia revelar – muito mais do que por palavras – o amor de um pai por um filho:

Um homem Iraquiano, de nada acusado ou sequer suspeito, conforta o seu filho de quatro anos num campo de detenção na base da 101st Of The US Army Division perto de An Najaf no Sul do Iraque durante a Guerra do Golfo II. A criança ficou petrificada quando o seu pai foi algemado e encapuçado. Um soldado dos EUA, mais tarde, removeu as algemas para que o homem pudesse consolar o filho.
Ainda hoje não se sabe o que aconteceu ao homem e ao filho.

Absolutamente comovente. E de uma tristeza infinita.

-MG
rss 1 pá de carvão
  1. 17/Fev/2009 | 10:20

    A segunda foto é perturbadora, principalmente depois de se saber o que nos informas…


    A usar Safari Safari 525.27.1 em Mac OS Mac OS X
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.