sysadms, qual a vossa maior asneira ?
7/Abr/2008 @ 08:27 Informática

Na profissão de administrador de sistemas – como em todas as outras, aliás – de vez em quando e felizmente muito raramente, um gajo mete os pés à grande. Normalmente quando isto acontece, as consequências são desagradáveis, embora se se for um profissional cuidadoso e precavido, o problema se resolva fácil e rapidamente.

Acho que a vez em que meti os pés mesmo à força toda, foi precisamente no servidor que refiro no artigo anterior. Na altura usava SuSE e não era preciso fazer “rm -rf *” para mandar à viola recursivamente um directório e tudo o que estava lá dentro, bastava um “rm *”.

Acontece então que pensando estar num determinado directório, executei o “rm *” e virei costas para ir ao bar comer qualquer coisa. Quando voltei, é que vi que estava em “/home”, ou seja, mandei os ficheiros de cem utilizadores à vida.
Enfim, como precavido que sou, repus rapidamente o backup diário e como ainda era de manhã cedo, não se perdeu praticamente nada.
E a seguir, fiz um alias para o “rm” :P

E vocês, colegas de profissão, qual foi a vossa maior asneira ?
Podem deixar nos comentários um nome e um email falso.

-MG
rss 5 pás de carvão
  1. 7/Abr/2008 | 12:26

    Curiosamente, ainda na madrugada passada estava a falar com um dos técnicos sobre uma grande asneira que fiz! ;o)

    Basicamente, migrei todos os serviços da Universidade para vservers da Solucorp e meti tudo com pam para autenticar via pam_smb no nosso servidor de domínio.

    Já estava a fazer isto à bastante tempo. A única novidade foi mesmo ter reinstalado as máquinas de raíz em vservers individuais.

    Aparentemente tudo correu bem, testei os serviços e pus-me a andar para casa…

    Qual não foi o meu espanto, passadas cerca de 2 horas, quando reparei que o pam_smb estava a permitir que qualquer pessoa autenticasse com QUALQUER password!

    Acabei depois por descobrir, vendo o código do bicho, que o problema se devia à necessidade do parâmetro “nolocal”.

    O que é estranho é que, até aquele dia, NUNCA tinha tido necessidade de usar este parâmetro.

    Além do mais, na altura não havia documentação absolutamente nenhuma sobre para que servia (nem sequer que existia)!

    Outra asneira que, POR ACASO, nunca fiz mas que morro de pavor sempre que tenho que fazer, é na gestão de arrays de raid por hardware.

    Cada vez mais me tenho afastado de fazer administração de sistemas e muitas poucas vezes tive que fazer operações sobre os arrays de raid APÓS uma máquina já estar instalada.

    Fico sempre na dúvida se não vou eliminar tudo ao mexer nas opções erradas! ;o)

    Esta segunda asneira que conto foi com um amigo à bem pouco tempo. Ele ainda é Junior e quando teve o primeiro problema com raid ligou para a Dell a pedir ajuda.

    A cena é que o sacana do técnico da Dell, após algumas tentativas falhadas, lhe deu instruções erradas e ele acabou por perder TUDO!

    Muito mau mesmo… ;oP

    Hugz,
    Luís


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows Server 2003
  2. 7/Abr/2008 | 13:15

    Bem ainda não sou administrador de sistemas mas estudo para isso. Pelo meio vou dando ajuda a alguns amigos que já o são (embora alguns nem tenham estudos para tal) e como o Luis Silva referenciou houve uma vez que tivemos que aumentar o espaço disponível do servidor. Então pegámos em 2 discos que estavam RAID1 (ou seja mirror de mirror do disco), e iríamos passar para 4discos RAID1+0 (mirror de 2 discos em RAID 0) e aquando dos backups de segurança senão o tivesse avisado “PÁRA!” ele tinha-se enganado e tinha formado os 2 discos RAID1 :X lá se ia o original e o backup lol
    No teu caso específico acho que o SuSe em .bashrc do teu user tem um alias para “rm” = “rm -rf *”. Retiraste esse alias ou adicionaste outro para “rm = rm” ?
    Abraço Tiago Pires


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  3. 8/Abr/2008 | 07:46

    @tpires: Na altura em que usava SuSE, não tinha alias para o “rm *”.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows Vista
  4. 8/Abr/2008 | 13:40

    Fiquei aproximadamente uma hora tentando parafusar um parafuso em um HD e depois de várias tentativas como trocar parafuso, trocar chave, anti-ferrugem, … Verifiquei que estava rodando o parafuso para a esquerda. aqhauqhuahqu


    A usar Internet Explorer Internet Explorer 7.0 em Windows Windows XP
  5. 10/Abr/2008 | 21:13

    Já fiz várias asneiras, mas todas recuperáveis… ;)

    Fui um dos primeiros a receber um virus vbs, penso que no caso era o “I Love You”, como vinha de uma pessoa amiga, que na altura trabalhava na Novabase, passou pelo antivirus, executei o anexo. Como nada aconteceu, executei novamente. Depois reparei que alguns ficheiros estavam a mudar de nome no ambiente de trabalho e reparei que o HDD tinha entrado em overdrive… Carreguei sem hesitar no RESET do Pc. Felizmente só tinha afectado o meu PC, e somente ficheiros jpeg.

    Além de sysadm, também fazia umas aplicações, a maior parte em MS ACCESS. A empresa era de Formação Profissional e a base de dados tinha uns milhares de registos de formandos, formadores, cursos, etc. Depois de ter uma “brilhante” ideia, precisei mudar o formato de um campo, neste caso o NIPC… E aqui é que foi o engano, se mudei para inteiro ou outro formato qualquer não me recordo, mas de repente milhares de registos foram alterados…

    Quando reparei que alguns formulários e queries deixaram de funcionar, ainda demorei uns minutos a “atingir” a enormidade que tinha feito. Mas consegui repor uma copia da base de dados, e pedi novamente aos administrativos para introduzirem os registos que tinham sido criados…

    Demorei a recuperar do susto… e lá foi novamente a ideia “brilhante” para o fundo da gaveta.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.3 em Windows Windows XP
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.