microsoft exchange
23/Jan/2008 @ 08:11 Internet

Eu sou um fã incondicional do qmail e não o largo por nada deste mundo a não ser que a isso seja obrigado profissionalmente (e já fui uma vez).
Contudo, devo confessar que entendo o Exchange em tandem com o Outlook como um dos melhores produtos (ou com mais features e outras regalias) da Microsoft. Efectivamente, o Exchange é, em teoria, uma excelente plataforma de messaging (email, incluído, claro). De facto, as opções de calendário, scheduling e outras , estão muito bem conseguidas e é o que leva muitas empresas a optar por esta solução. O webmail incluído também está excelente.
Quanto ao Outlook, está extremamente bem conseguido, sendo que na maior parte dos casos é mal utilizado por ignorância de quem o usa. São emails em HTML, com fonts enormes às cores, assinaturas em jpeg, eu sei lá. Mas o Outlook pode ser perfeitamente configurado para enviar emails em plain text. E ademais, é altamente configurável, embora talvez um pouco obscura esta actividade para o utilizador comum.

Contudo, o Exchange sofre do mesmo problema de outros produtos da Microsoft: segurança, não escala, precisa de hardware exigente e last but not the least, não cumpre os RFCs. Tenho um amigo que é admnistrador de um Exchange numa grande empresa e todos os dias quando sai do trabalho, a última coisa que faz é reiniciar o servidor.

Quanto a não cumprir os RFC, nomeadamente o 822, conto uma história que se passou comigo: há anos, trabalhei numa empresa que entre muitas outras coisas, oferecia web e email hosting. Um dos clientes, era o concessionário de Aveiro de uma conhecida marca de automóveis. Com bastante frequência, a sede da marca em Lisboa, enviava PDFs técnicos em attachment para todos os concessionários do país à atenção das respectivas oficinas . Mas ao de Aveiro não chegava. Os e-mails ficavam em queue no servidor e não havia quem os arrancasse de lá. Lendo os logs do qmail-send, verificava que esses e-mails tinham uma string que ocupava cerca de vinte linhas no terminal e continha caracteres estranhos. Andei dois dias a escrever filtros em PERL para resolver o problema e nada. Resolvo telefonar para Lisboa para a pessoa encarregue de enviar os e-mails a perguntar como é que ele fazia quando os enviava. Então, explicou-me: tinha na lista de contactos todos os endereços de todos os concessionários. A cada um, atibuía um alias (normal, até aqui). Depois, tinha um grupo com todos esses alias (mais um alias). Quando queria enviar um e-mail geral, colocava no campo “To:” do Outlook só o nome do tal grupo. Era isso que provocava a string enorme nos logs do qmail-queue.
Indo ao RFC 822, no ponto 3.1.2 lê-se:

The field-name must be composed of printable ASCII characters (i.e., characters that have values between 33. and 126.

Ora, esta era logo uma real cacetada no RFC, pois a string continha carradas de caracteres fora dessa gama.
Mais adiante, no ponto 3.4.8, lê-se:

Each header field may be represented on exactly one line consisting of the name of the field and its body, and terminated by a CRLF; this is what the parser sees. For readability, the field-body portion of long header fields may be “folded” onto multiple lines of the actual field. “Long” is commonly interpreted to mean greater than 65 or 72 characters.

Ora mais uma falha grave, a linha que vinha ter ao servidor continha centenas e centenas de caracteres.
Acabei por resolver o problema com o pacote mess822 (não podia ter um nome mais apropriado) do Prof. Dan Bernstein que é somente um binário que substitui o qmail-inject e que lida com MTAs mal comportados. Escrito a pensar em particular… no Outlook.

É pena, o Exchange podia ser mesmo um excelente produto.

-MG
rss 2 pás de carvão
  1. 23/Jan/2008 | 11:54

    Eu a pensar que ia ler um post bom pro microsoft….

    realmente o Exchange é um dos melhores produtos da Microsoft. As funcionalidades são muitas, não da muitos problemas. Na minha empresa num unico servidor para mailbox temos 7000 utilizadores.

    Só fazemos intervenções programadas e muito raramente.

    Também tenho um amigo que a ultima coisa que faz antes de ir embora é um reboot ao servidor linux, mas isso não explica nada.


    A usar Internet Explorer Internet Explorer 7.0 em Windows Windows XP
  2. m42
    25/Jan/2008 | 14:54

    Reboots a servidores como procedimento diário são daquelas coisas que não se deviam aceitar, seja em Windows ou Linux ou noutra coisa qq….

    Quanto aos servidores de mail, o que realmente dá cabo deles são os utilizadores…. :)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 em Windows Windows XP
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.