seguindo blogs por leitores de feeds
26/Jan/2009 @ 13:40 Internet

Nunca gostei de seguir blogs por leitores de feeds. Já o fiz uma vez por uns dias só para que numa qualquer vez em que precisasse, poder argumentar com conhecimento de causa e não só por não gostar das cores das gravatas dos leitores :)
E passo então a explicar porque não  gosto:

  1. Porque, antes de mais e no meu entender, um texto e/ou uma imagem não valem por si só. Precisam de um suporte que os sustente de modo adequado ao conteúdo. É como um quadro. Por muito bom e bonito que seja, precisa sempre de ter uma moldura adequada. Ou como uma câmara digital que por muito boa que possa ser, não tem a magia do *verdadeiro som* do disparo de uma SLR de rolo (quando muito, tem um som de fancaria). Sim, estou a falar daquele provocado pela abertura e fecho do obturador e do levantar e baixar do espelho invertido.
    Voltando aos blogs, também se pode aquilatar da sua qualidade pelo seu layout. Pelo menos até certo ponto, atenção. Ou seja, se eu visitar um blog interessante, mas o layout tiver paletes de cores a concorrerem entre si a ver qual é a primeira que me consegue provocar danos na retina; se tiver carregado de botõezinhos para tudo quanto é site social e afins, etc. (em resumo, de péssimo gosto, kitsch e parolo), fico um bocado a meditar na contradição. Aqui, muitos bons blogs ainda têm muito a aprender com muitos bons jornais;
  2. Por outro lado, os leitores de feeds, invariavelmente levam-me a adicionar a torto e a direito blogs atrás de blogs, acumulando centenas de artigos que não vou ter tempo de os ler a todos. E os que vier a ler, continuarão a ser ainda muitos. E logo, hei-de lê-los inevitavelmente na diagonal. É o que eu chamo de fúria desenfreada de absorção de informação. Que leva… a zero de informação com custos associados relativos a perda de tempo que é o bem mais escasso nos dias que correm. Quod erat demonstrandum;
  3. Pelas razões atrás apontadas (e outras de somenos importância), tenho a minha dúzia de blogs que visito mais ou menos diariamente e que me chegam perfeitamente. Porque está lá o que me interessa saber e são bons como um todo (texto + imagens + layout) e não só numa das partes. E quando neles estiver um qualquer link para um artigo de um qualquer blog que desconheça, clico nele, leio-o e guardo-o aqui numa pastinha só para esse efeito, nos bookmarks do meu Firefox.

E tu, pá ? Qual é a tua experiência acerca de leitores de feeds ?

PS. Tenho que actualizar o meu blogroll.

-MG
rss 13 pás de carvão
  1. 26/Jan/2009 | 14:35

    Para mim são muito úteis MAS…se forem agregadores como o planetgeek ou prt.sc!

    Caso contrário não me dou ao trabalho de seguir nada :o)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  2. 26/Jan/2009 | 14:36

    Após anos a usar a técnica da visita diária aos meus sites favoritos, tornei-me fã inveterado dos feedreaders, mais concretamente do Google Reader.

    Se por um lado concordo com o que dizes, que um blog deva ter a sua imagem e identidade, por outro lado isso nem sempre se reflecte em reais benefícios para quem o quer ler.
    E basta pensar só na questão do design: um blog pode ter texto preto em fundo branco, outro ser o inverso, (sem por em causa a sua qualidade gráfica) - mas há quem não se adapte a isso. etc.
    Num feed reader, leio os conteudos como quero - sem ter que me preocupar com essas coisas.

    Depois, é muito mais cómodo, rápido e eficiente ler os feeds do que andar a saltitar de site em site, vendo se foi actualizado ou não.

    No Reader aparecem os novos artigos, que facilmente podem ser marcados como lidos/não lidos, guardados com “notas”, marcados como favoritos, partilhados com amigos, enviados por email, etc.

    Quanto ao adicionar feeds de forma desenfreada… isso cada um é que sabe.
    Eu mantenho apenas uma curta lista que consigo “gerir” em tempo útil… não gosto de ter centenas/milhares de coisas por ler.
    Isso já me fez ter que abdicar de feeds que até são de qualidade, mas cujo débito é elevado demais para eu os poder “processar”.
    Por isso mesmo, adicionar um novo feed, é para mim, um processo que obriga a profunda deliberação.

    P.S. o *verdadeiro som* da máquina fotográfica a disparar, também o tens em muitas SLR digitais (pois também têm o espelho e o obturador :)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  3. 26/Jan/2009 | 14:40

    “P.S. o *verdadeiro som* da máquina fotográfica a disparar, também o tens em muitas SLR digitais (pois também têm o espelho e o obturador :)”
    Sim, eu sei. Eu próprio tenho uma. Mas o som (ou se preferires, o timbre), não é o mesmo.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
  4. 26/Jan/2009 | 14:43

    Prefiro as RSS, tenho tudo no GReader, e vou despachando os posts ao longo do dia. No entanto, ocasionalmente, gosto de dar uma saltada ao próprio site, não só porque há designs absolutamente espantosos, mas porque há sidebars com conteúdos muito bons, e que passam (tens razão) ao lado das feeds.


    A usar Opera Opera 9.63 em Windows Windows XP
  5. 26/Jan/2009 | 14:50

    Eu uso o Google Reader porque é muito prático e poupo tempo. Em vez de andar de blog em blog a ver se há novos posts, tenho tudo concentrado num único sítio e sou notificada quando um blog é actualizado. Basicamente, uso por ser prático… :)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  6. 26/Jan/2009 | 15:00

    … agora o som de “gastar” película em contínuo a 3 ou 4 fps… isso é que não há DSLR que faça! :)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  7. 26/Jan/2009 | 15:07

    Ah, o som da minha querida e mui amada Canon EOS-1V a debitar de rajada 10 frames/s em rolos com n metros de comprimentos feitos por mim.
    Não há preço que o pague :)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
  8. 26/Jan/2009 | 16:39

    Já só consigo seguir blogs a partir das feeds, ou então através do Planetuga.
    Claro que sempre que aparece uma notícia que me chama a atenção vou até à dita pagina e leio-la tal como os seus comentários, tal e qual como aconteceu com esta.
    Agora sem o Google Reader não conseguia manter-me a par dos cerca de 80 sites que subscrevo.
    Cumprimentos!


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  9. 26/Jan/2009 | 18:51

    Sem dúvida que para mim é essencial mas respeito a tua posição claro, há gostos para tudo.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  10. 26/Jan/2009 | 19:19

    Também concordo que o design do site/blog diz algo sobre o seu dono, mas para o conhecer apenas preciso de o ver uma vez: quando adiciono o feed ao meu leitor de RSS (de momento, o Google Reader). A partir daí prefiro segui-lo por RSS, já que me seria mesmo impossível seguir tudo o que quero indo regularmente aos sites. Num leitor leitor de RSS são as novidades de cada autor que vêm ter comigo e não eu que vou à sua procura.

    É claro que continuo a visitar a ir aos blogs tal como o estou a fazer agora, para comentar e/ou ver os comentários. Mas se uma discussão me interessa particularmente — e se o site o permite — subscrevo o feed dos comentários ao artigo em questão, guardando-o numa pasta/categoria especial (conversas) enquanto a discussão se mantém acesa ou interessante. Quando deixam de aparecer comentários ou estes se tornam repetitivos, é fácil removê-la.

    Isto leva-me a um dos problemas que referiste, o de ficar com uma lista gigantesca de feeds. Isso não me acontece, por três razões: sou bastante conservador a adicionar feeds à minha lista, costumo manter os novos feeds numa pasta (quarentena) antes de os adicionar definitivamente e assim que vejo que o conteúdo de um blog não me interessa ou se torna difícil de seguir, removo-o.

    É por isto que já cada vez me custa mais seguir um sítio sem ser por RSS.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  11. 26/Jan/2009 | 19:49

    No fundo, usas o um feed reader com a mesma “selectividade” com que eu visito os blogs, se bem percebi o sentido das tuas palavras.

    Pelo que escreveste, talvez me faças pensar na hipótese de um segundo “feed-reader-trial”, Vamos ver…

    PS. Long time, no see… e já agora, obrigado pelos teus comentários sempre absolutamente correctos e educativos que deixaste no blog do meu filho.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
  12. 26/Jan/2009 | 20:13

    NetNewsWire, em Mac ou o Liferea no Linux.
    Depois se gostei do artigo ou quero ver se tem comentários vou ao blog.
    Tento poupar assim tempo.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Mac OS Mac OS X
  13. Carlos Afonso
    26/Jan/2009 | 23:20

    No Greader estabeleço pastas com prioridades. Elevada prioridade, leio regularmente (poucos feed), média prioridade (leio em dias mais folgados), baixa prioridade (generalidades umas vezes por outras sem grande stress quando dizem que faltam ler xxxx posts pois só leio de forma aleatória o conteúdo desta pasta) e finalmente à experiência que quando lá coloco algo fica lá pouco tempo até me aperceber a que categoria acho que pertence ou se é simplesmente de não visitar novamente.

    Sempre que aparece algo novo nos de elevada prioridade, dou um salto ao próprio local do crime para ver se há comentários interessantes (ou para acabar de ler o artigo naqueles casos em que só um pequeno extracto do artigo figura no RSS).

    Não me preocupa demasiado visitar um sítio, pelo seu aspecto gráfico com excepções pelos sítios em que isso é quase o mais importante, pois, regra geral, trato de espatifar o árduo trabalho gráfico de terceiros. Gosto de ler os textos com caracteres de tamanho decente. Por exemplo no apeadeiro, neste computador, vejo-o 3 níveis de zoom acima do valor por omissão.

    Outra coisa que visito com alguma atenção, quando visito os sítios originais, são os links dos blogroll embora raramente o faça nos blogues nacionais algo em que essas coisas tendem a ser na minha opinião demasiado estáticas (pode ser de eu os visitar mais frequentemente).

    Quando ao mundo analógico género Nikon F1, livro, jornal, revista, disco de vinil vs o mundo digital o que sinto é que o mundo digital está cada vez mais prático, pode não ter o glamour do mundo analógico (som do disparo da máquina fotográfica, o cheiro do livro/revista/jornal, o virar das páginas com os dedos, o ruído dos riscos dos discos de vinil, as capas dos discos - algumas melhores que os próprios discos) mas de facto chega a muito mais gente.

    Tenho que interromper este comentário já algo longo mas as obrigações familiares estão em primeiro.

    Boas para todos os teus leitores e para ti


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.