vodafone, as coisas não se fazem com os pés
24/Jun/2008 @ 20:32 Internet

De algum tempo para cá que tenho Internet 3G da Vodadone em casa. Para o uso que lhe dou, pois já venho do trabalho farto de computadores e de Internet, chega bem. Por acaso, estou bastante satisfeito com o serviço, é rápido e fiável. Mas, à boa maneira tuga… há sempre um mas.
A minha facturação é feita do dia 22 de cada mês ao dia 21 do seguinte, isto porque comprei o modem e assinei o contrato num dia 22. Até aqui, nada a dizer.

A porca começa a torcer o rabo na contabilização do limite de tráfego. São 5 GB indiferenciados e com happy hour das 9 da manhã às 4 da tarde.
Acontece que o software da placa contabiliza o tráfego a partir de cada dia 1 de cada mês até ao último dia e não no meu período de facturação e também não distingue trágego dentro e fora da happy hour. Assim sendo, não me serve de nada.
Vamos ao site da Vodafone e temos lá o tráfego por dias e quanto está dentro e fora da happy hour.
Está bem ? Não, está mal. Não tem o total gasto nos dois casos, mas sim separados por uma carrada de períodos em kb. É uma lista enorme feita em HTML com tabelas e não tem nenhum ficheiro para download num formato em que se possa meter numa folha de cálculo ou numa base de dados. Para piorar as coisas, a tabela tem uma carrada de linhas com coisas que não interessam para nada.
Ou seja, se quiser saber os totais, tenho que ter uma trabalheira do catano a fazer C & P para uma folha de cálculo, limpar uma data de lixo, separar os dois tipo de tráfego, enfim…

Porra, será que custa assim tanto apresentar no site os totais ? São só mais 2 ou três linhas de programação carai. Os clientes agradecem.
É que pode haver algum mais maquiavélico que possa pensar que fazem isso de propósito a ver se os clientes se distraem dos limites. Eu não penso assim pois sou uma santa pessoa, mas ó Vodafone, não queres que haja quem pense, pois não ?
Sinceramente, não se compreende.

-MG
rss 5 pás de carvão
  1. Marta
    25/Jun/2008 | 09:14

    Práticamente desde o inicio do ano que a Vodafone tem um sistema de contabilização de tráfego que vai um pouco mais além do daquele a que te estás a referir.

    Se antigamente não podia, até porque não conseguia, saber quanto é que já tinha gasto de uma forma simples e relativamente intuitiva, agora consegue-se fazer isso sem grande dificuldade. Eles criaram uma especie de monitor que permite ver o que consumi e configurar uns alertas para que saiba quando é que vou esgotar o tráfego a que tenho direito.

    Claro que não é perfeito e a informação demora um pouco a aparecer (acho que são 48h +-) mas pelo menos não tenho que andar a somar linhas e a fazer C&P.

    Comparativamente com as outras operadoras até acho que é a que está melhor.


    A usar Internet Explorer Internet Explorer 6.0 em Windows Windows XP
  2. 25/Jun/2008 | 09:30

    “Acontece que o software da placa contabiliza o tráfego a partir de cada dia 1 de cada mês até ao último dia e não no meu período de facturação e também não distingue trágego dentro e fora da happy hour. Assim sendo, não me serve de nada.”

    Ou estás a falar de outra coisa ?


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 em Windows Windows Vista
  3. Marta
    25/Jun/2008 | 10:58

    Estou a falar duma aplicação mesmo dentro do my vodafone… lá podes brincar com os dias e só te mostra o trafego que te é descontado… basicamente tiram-te o efeito da happy hour do trafego incluido no tarifario… assim rapidamente sabes quanto é que foi gasto e quanto ainda tens para gastar…

    A grande diferença é que no software que eles têm vão contabilizar tudo o que seja trafego consumido que pode não ser igual ao tráfego facturado :)

    E relativamente simples… está dentro do menu factura e trafego de dados.
    Dá lá um saltinho:)


    A usar Internet Explorer Internet Explorer 6.0 em Windows Windows XP
  4. 25/Jun/2008 | 14:00

    Ah, já lá tinha estado, mas só consigo ver um gráfico com o total que não sei se inclui a happy hour ou não.
    Sempre que faço consultar, diz-me que a data de fim não pode ser superior ao dia de hoje.

    Ora, as datas permitidas para hoje são de 23 a 25 e dá-me sempre essa mensagem.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 em Windows Windows Vista
  5. Master
    24/Set/2008 | 17:47

    Alguém me sabe dizer se o tráfego ilimitado da vodafone na Happy Hour é nacional e internacional ou só nacional? Não tinha lógica sendo Happy Hour e se até estamos a pagar mais para ter esse serviço! Aliás, de qualquer forma, eu activei os alertas do limite de tráfego fora do HH!


    A usar Internet Explorer Internet Explorer 7.0 em Windows Windows XP
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.