laguna sunrise
19/Fev/2009 @ 10:00 Música

É mais ou menos do consenso geral entre os conhecedores de música, que as mais belas e bem compostas baladas, sempre foram escritas pelas bandas da pesada. Variando ao longo das décadas no estilo, mas mantendo-se esta premissa. Conheço bastantes e dentro deste conjunto há algumas de que gosto particularmente.

Uma delas é a Laguna Sunrise dos Black Sabbath, lançada no álbum Vol. 4 em 1972. A banda foi fundada em 1968, sendo o seu primeiro vocalista o Ozzy Osbourne. Apesar do hard rock duro que os caracterizava, eram por vezes referenciados como os Genesis do hard rock e isso deve querer dizer alguma coisa. Esta balada é instrumental, o que faz dela ser mais única ainda. Ouve e delicia-te.

E já agora, ó tu ? No espírito deste artigo, qual é a tua preferida ?

-MG
rss 4 pás de carvão
  1. 19/Fev/2009 | 12:02

    Sou quase de certeza dos maiores fãs de Sabbath em Portugal (apesar de só os ter descoberto lá para 93), e sem dúvida que a Laguna Sunrise é uma grande música; lembro-me de uma vez estar a ouvir e o meu pai me perguntar o que era. Considerando que o meu pai acha “só barulho” todo o rock e a maioria do pop… isso chamou-me logo a atenção. :)

    Em termos de baladas de metal, costumo preferir aquelas que, apesar de serem baladas (se bem que há quem o discutiria), ficam “intensas” lá para o fim. De uns Black Sabbath mais recentes (1992, álbum “Dehumanizer”) tens a “Too Late”, por exemplo. Poderia também citar Blind Guardian, Iced Earth, Metallica antigos, Dio, e outros.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.6 em Windows Windows Vista
  2. 20/Fev/2009 | 00:14

    Limp Bizkit -Behind Blue Eyes
    http://www.youtube.com/watch?v=qrFwtlMd0H8

    Metallica - Unforgiven
    http://www.youtube.com/watch?v=eijc_n8tT1s

    Metallica - Nothing Else Matters
    http://www.youtube.com/watch?v=-smmjMibnr4

    Ozzy Osbourne-Here For You
    http://www.youtube.com/watch?v=254AgKm1Wnc

    Ozzy Osbourne- So Tired
    http://www.youtube.com/watch?v=5P4uir-GSVg

    só me estoua lembrar destas


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.6 em Windows Windows Vista
  3. MG
    20/Fev/2009 | 00:47

    Obrigado pelos links.
    Estou a sacar e a converter :)

    Mas já confirmei o que desconfiava pelo nome da canção Behind Blue Eyes: é uma cover dos The Who, lançada originalmente em 1971 no álbum Who’s Next: http://www.youtube.com/watch?v=qJrR66_nOLo

    A Suzanne Vega também tem uma da mesma canção, que aliás tenho aqui no blogue e está excelente e também tem um boadinho de hard muito ligeiro misturado com um toque jazzistíco. É ao vivo no Festival de Jazz de Montreaux:
    http://www.apeadeiro.org/imagens/uma-foto-estranha-e-uma-musica-2


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.6 em Windows Windows Vista
  4. 22/Fev/2009 | 18:57

    não sou muito de baladas (trauma com o raio do Scorpions) e embora não haja muito consenso na classificação de balada, mas não se pode falar de balada e Metallica sem mencionar a grande grande One


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.1 em Mac OS Mac OS X
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.