as vozes negras e o rock
2/Abr/2008 @ 18:25 Pink Floyd

É sabido que não há nada que chegue a uma boa voz feminina negra, de preferência com influências do Gospel, Soul e Jazz. As brancas simplesmente não têm um tão grande range dos graves aos agudos e muito menos aqueles timbres e vibrattos.
Uma coisa em que sempre pensei, foi porque não utilizam as bandas de Rock este tão grande potencial.

Há no entanto uma, que conheço muito bem – os Pink Floyd, com e sem Roger Waters e este e o David Gilmour a solo – que sempre utilizaram estas vozes, quer a solo, quer em coros com excelentes resultados.

Provavelmente a composição mais conhecida e famosa é The Great Gig In The Sky do álbum The Dark Side Of the Moon na qual, Clare Torry dispara um gig fabuloso e inigualável [1].
O Roger Waters em Perfect Sense - Part I do álbum Amused To Death tem outro exemplo fantástico [2].
No mesmo álbum, a Rita Coolidge canta a canção com o mesmo nome [3].
Ao vivo, os Pink Floyd sem Roger Waters, interpretam The Great Gig In The Sky cantado por três mulheres negras. É perfeitamente audível quando muda a intérprete ao longo do tema [4].
E o que dizer de Mother ao vivo por Roger Waters com uma voz negra no refrão [5] ?
E de Richard Wright e David Gilmour ao vivo com um coro negro [6] ?

Para ouvir estas vozes que fazem sonhar os sentidos: [1] [2] [3] [4] [5] [6]

-MG
rss 4 pás de carvão
  1. 2/Abr/2008 | 23:45

    Cada vez fica mais claro para mim que gostas bastante do mundo Pink Floyd.
    Eu também sou grande fã. Tenho tudo deles.
    Já viste o último DVD do David Gilmour? É muito bom e tem algumas particularidades de grande interesse pinkfloydiano… Vale meso a pena ver/ter.


    A usar Safari Safari 525.13 em Mac OS Mac OS X
  2. 3/Abr/2008 | 03:00

    Concordo plenamente! Grande voz no “The Great Gig In The Sky” do Dark Side of the Moon!


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows XP
  3. 3/Abr/2008 | 07:17

    @ArmPauloFerreira: Sim, sou um grande fã dos Pink Floyd há mais de 25 anos.
    Também tenho tudo deles. Aos 18 anos, meti-me num comboio e fui a Madrid vê-los ao vivo no Estádio do Atlético de Madrid. Depois, vi-os cá no antigo Estádio de Alvalade em 1994.

    Sim, eu tenho esse DVD e um outro de um concerto acústico. A canção Breakthrough é de um álbum a solo do Richard Wright chamado “China”. Também tenho a versão desse disco, se quiseres mando-te por mail.
    Esta ao vivo, é desse DVD do concerto acústico do David Gilmour. Ele convidou o Richard Wright para vir cantar a canção no concerto e o solo da guitarra é obviamente do David Gilmour.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 em Windows Windows Vista
  4. 4/Abr/2008 | 10:54

    Também tenho esse DVD acústico do David Gilmour. Mas é um video que pouco assisto pois não é assim muito cativante. O último já o vi várias vezes e gosto muito (é um must para os fãs Pink Floyd -não concordas). Deve ser por isso que não me lembrava disso.

    Os discos a solo do Richard Wright nunca investi neles e admito que estou em falta… pois é um dos membros que mais aprecio e aquele que culturalmente deveria ser o mais erudito na banda.

    Devemos ter a mesma idade e algumas mais coincidências… Também estive no antigo Alvalade para a segunda noite de concerto Pink Floyd (inesquécivel - na altura até escrevi o alinhamento do concerto e no final vi que perdi um relógio que trazia no bolso devido a estar sempre a recorrer ao bolso para fazer os apontamentos.)

    Eu tenho alguns artigos dedicados aos Pink Floyd (hei-de fazer mais alguns assim que der). Dá uma vista de olhos e comenta.
    http://armpauloferreira.blogspot.com/search?q=Pink+Floyd


    A usar Safari Safari 525.13 em Mac OS Mac OS X
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.