o meu artigo sobre o iphone
12/Mai/2008 @ 18:36 Sociedade

Este é o meu artigo sobre o iPhone. Não há cão nem gato que já não tenho escrito um, por isso não posso ficar para trás.
E a primeira coisa que me vem à ideia é: “It’s just a fucking cell phone, for Christ’s sake”. Não interessa se é da Apple, se faz francesinhas, é um telemóvel.

Vivemos na era do Homo Comunicabilis, a do Homo Sapiens já ficou para trás. Temos que comunicar, temos que estar comunicáveis. A toda a hora, minuto e segundo. Tens que ter o telemóvel ligado, enviar SMS, receber (as chamadas são caras). É o MSN, o email, os sites sociais, o Twitter. É o raio que o parta. As pessoas perderam a noção de tempo para elas próprias, para o seu próprio ser. Agora, ser é comunicar. Comunicar é existir. Não comunicas, não existes.

E para isso, é preciso um telemóvel topo de gama, quantas vezes pagos a prestações e só para mandar e receber SMS que, mais uma vez, as chamadas são caras. Há pouco tempo, li no Público que a duração média de uma chamada feita a partir das redes móveis é de um minuto. Acho que isso diz alguma coisa em contraste com os telemóveis hi-tech que toda a gente se pela por um.

Recuso-me a entrar nesta onda. Quero tempo para mim, para ver filmes, ler livros, para pensar e meditar. “Quem sou ?”, “Para onde vou ?”.
Por isso, tenho o telemóvel quase sempre em modo silêncio (e só não o desligo, porque estou longe do meu filho e pode acontecer alguma coisa), o MSN idem, vou usando o email.
Quando vou a festas da escola, da natação, etc. do meu filho, pasmo com os pais a filmar a fotografar, a enviar MMS. E pergunto-me: “estão a viver o momento ?”. Eu penso que eles pensam que sim.
Eu, apesar de amante da fotografia e de ter carradas delas do meu filho, nessas ocasiões, vejo só. E guardo na memória. Celebro a vida dele assim, atento a vê-lo em vez de andar de um lado para o outro a espreitá-lo por um visor.
Vivo a vida, não sou escravo da tecnologia.

Ah, o meu iPhone é um Nokia 6100. Já tem quatro anos, faz e recebe chamadas e SMS. É só o que eu preciso. E quando se estragar, é um do mesmo género que vou comprar.
It’s just a fucking cell phone, for Christ’s sake.

-MG
rss 2 pás de carvão
  1. Rui Magalhães
    12/Mai/2008 | 22:56

    Grande post. Parabéns


    A usar Safari Safari 525.18 em Mac OS Mac OS X
  2. 24/Jun/2008 | 11:46

    Concordo consigo.
    Acho que deviamos pensar todos assim.

    Eu, por exemplo.. estou um bocado “doido” para comprar um iPhone… mas aquilo que me está a afastar disso é o facto de vir a X euros e depois ainda termos que pagar uma mensalidade. Vão lá roubar dinheiro a quem quiserem.

    Tenho, num espaço de um ano, dois telemóveis novos. Comprei um Nokia 5300 em Agosto do ano passado, mas em Janeiro comprei outro, um Sony Ericsson v640i… e isto porquê? Porque o Nokia é uma treta, em termos de bateria. Já o SE, fantástico em termos de bateria.

    Mas como tudo tem um senão.. a carcaça do Sony Ericsson é uma treta… a ranger. E está tudo dito… e já foi há 2 semanas para reparação, com problemas no software.

    E o que fico a pensar com isto tudo… meu rico Nokia 3410, que já levou “pancadaria” e ainda continua a funcionar na perfeição.

    Ou vou para o iPhone… ou volto para uma “carcaça” velha.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0 em Windows Windows XP
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.