psd : alberto joão jardim
30/Abr/2008 @ 05:30 Sociedade

Peguemos na orbital mais simples, a 1s, do atómo mais simples, o de hidrogénio, com um núcleo constituído por um único protão e um electrão na sua “órbita”.
Diz-nos a teoria das orbitais atómicas que nunca podemos saber com exactidão onde está o electrão, porque não podemos calcular com 100% de certeza a sua posição e velocidades simultâneamente (princípio da incerteza de Heisenberg). Só podemos falar em densidade de probabilidade, i. e., podemos dizer que há zonas em torno do núcleo nas quais é muito mais provável do que outras de lá termos o nosso electrão. Para as orbitais “s” esta densidade toma a forma de uma esfera envolvendo o núcleo [1].

Porém, todavia, contudo, e segundo o modelo, existe sempre uma probabilidade, maior do que zero, de o electrão estar em qualquer ponto do Universo. Existe mesmo um probabilidade – infinitesimal, mas não nula – de o electrão se encontrar no infinito em relação ao seu núcleo.

É mais ou menos a situação em que o Alberto João Jardim se encontra. A sua probabilidade de conquistar o PSD e depois o país, é da mesma ordem de grandeza de encontrarmos realmente o electrão num ponto infinito em relação ao seu núcleo. Isto é, o mais próximo possível de zero.
“Ah, mas a probabilidade existe, é infinitesimal mas não nula, acabaste de escrever isso”. Pois acabei e com a política, as equações tomam mais variáveis e estas são em número superior aquelas, logo, são irresolúveis.
A acontecer tal catástrofe, teríamos um português a governar Cuba, mas nós Cubanos, não esquecemos El Comandante En Jefe por dá cá aquela palha :)

Não há perigo e não fosse a política portuguesa a pobreza franciscana que já é, até gostava de o ver à frente do PSD, era circo garantido a abrir os Telejornais todos os dias. Mas pensando bem, acho que não gostava. Faria mal ao país.

[1]: Há orbitais mais complicadas, nalgumas o electrão pode mesmo estar num sítio e noutro, mas não no espaço entre eles. Mas o modelo das orbitais moleculares é isso mesmo: um modelo matemático que até agora é o que explica melhor o comportamento dos electrões nos átomos e até que apareça alguém com outra ideia melhor, esta funciona. Mas isto não é um artigo de Química-Física.

-MG
rss 4 pás de carvão
  1. 30/Abr/2008 | 07:57

    erm teoria das orbitais moleculares e principio de incerteza de Heinsenberg ? O que tem o cu a ver com as calças ?
    “Diz-nos a teoria das orbitais moleculares que nunca podemos saber com exactidão onde está o electrão”
    Onde se lê teoria das orbitais moleculares substituir por Mecânica Quântica. E para a próxima fala de algo que realmente domines… tipo qmail !


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  2. 30/Abr/2008 | 13:22

    A teoria das orbitais moleculares não tem que ver com o princípio de Heisenberg, nem faço a ligação de uma coisa a outra, mas o que disse em relação à velocidade e posição do electrão, está correcto.

    Lê bem o que lá está escrito, dispenso a Wikipedia. Já estudei isto há tantos anos na Universidade que não preciso.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows Vista
  3. 30/Abr/2008 | 21:14

    Se fosse um artigo de física podias dizer que o JJ Thomson era o responsável pela divulgação da descoberta da partícula numa reunião da real academia a 30 de Abril de 1897.


    A usar Flock Flock 1.1.3 em Windows Windows XP
  4. 30/Abr/2008 | 21:24

    @Carlos Afonso: Tenho uma ex-colega de curso doutorada em História da Física.
    Ele há coisas fantásticas, não há ?


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b5 em Windows Windows Vista
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.