falta de sentido de comunicação
16/Jan/2009 @ 22:47 Internet

O site da Transparências na AP feito pela ANSOL não se aguentou nas canetas a meio da tarde depois de ter sido noticiado na Comunicação Social de hoje (provavelmente porque o uplink da linha deve ter batido no tecto). Como excelentes administradores de sistemas que são,  mudaram o site para outro lado com outro IP e mais largura de banda. Agora temos que esperar umas horas até o podermos voltar a ver. Neste momento o que podemos ler no endereço do site, é:

Estamos com dificuldades no serviço devido ao elevado volume de acessos, e por isso mudamos para um novo servidor. Se está a ver esta página, é porque o seu provedor de DNS (o seu ISP, normalmente) ainda não a actualizou. Se for esse o caso pode configurar o seu ficheiro de hosts local para que transparencia-pt.org seja o IP 81.92.212.13. Provavelmente http://www.transparencia-pt.org/ funcionará, tudo depende da resolução mas como este é o endereço secundário é menos provável que esteja na cache de DNS.

Mas este pessoal não tem noção das coisas ? O que é que diz a um utilizador doméstico da Internet coisas como “pode configurar o seu ficheiro de hosts local para que transparencia-pt.org seja o IP 81.92.212.13.” ou “tudo depende da resolução mas como este é o endereço secundário é menos provável que esteja na cache de DNS.” ? Carradas de gente nem sabe sequer o que é que é um ISP, apesar de serem clientes deles.
Não se arranjava um texto que os leigos compreendessem ? Ou então, mais valia terem simplesmente um link alternativo através daqueles redireccionadores tipo hidemyass ou com o novo IP.
Tudo o que conseguiram se resume a vários comentários colocados no Público online. Exemplos:

  • “como aceder ao site? não se consegue. Os dados não eram verídicos ??” (16.01.2009 - 19h59 - Anónimo, porto)
  • “ena o site já foi abaixo. Software livre no seu melhor.” (16.01.2009 - 10h45 - afonso, Portugal)

Quando o site voltar ao éter, já o pessoal fez zapping da sua atenção para outro lado qualquer. Mas o pior ainda, é que se tiver passado nos telejornais, azar do caraças – o tão famoso em 3 dias site, afinal são umas palavras que ninguém percebe.
E assim se deita por terra uma excelente iniciativa por manifesta falta de tacto,  sensibilidade e bom-senso.

-MG
rss 10 pás de carvão
  1. 17/Jan/2009 | 00:43

    Que isso desse merda para users básicos já era de prever.
    Não estava era à espera de ver um comentário desses sobre o software livre :o\

    Lá se vai todo o trabalho que tiveram com o site…

    Hugz,
    Luís


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  2. Tiago Gonçalves
    17/Jan/2009 | 02:19

    ahahah…sou mesmo leigo. Por acaso já lá fui antes, mas hoje quando lá cheguei fiquei mesmo “wtf”? Eu faço parte dos tais domésticos que falas..:S


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  3. carlos afonso
    17/Jan/2009 | 09:26

    18€, desenvolvimento em 8 horas, diria desenvolvimento e em especial planeamento em cima do joelho resultado só poderia ser bosta.

    É a repetição da situação do arquivo cultural europeu que iria bater o google, falta de planeamento ou será que estavam à espera de não terem tráfego.


    A usar Chrome Chrome 1.0.154.43 em Windows Windows XP
  4. 17/Jan/2009 | 13:53

    Haja também um bocado de moderação.
    É perfeitamente normal um programador não ter o palavreado mais adequado (leia-se: que o “povo” entenda) e, numa situação daquelas - ao ter que lá meter uma mensagem qualquer, tenha saído aquilo.
    (É sobejamente conhecido o “erro” de complicar aquilo que se podereia/deveria dizer em meia dúzia de palavras)

    Não é por esta mensagem que o site deixa de ter o seu mérito - sendo no entanto uma falha lamentável, pois quebrou um pouco do “momentum” que o site estava a adquirir.

    Mas, com os erros se aprende. E de certeza que da próxima vez já estarão melhor acautelados.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  5. 17/Jan/2009 | 14:27

    Eu não disse que o site perdeu o seu mérito. Mantém-no. Como tu dizes, quebrou o momentum.
    E quanto a ter que lá “meter uma coisa qualquer”, eu em certas coisas costumo dizer que dá o mesmo trabalho a fazer bem do que a fazer mal. Por isso, convém que se faça bem.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
  6. 17/Jan/2009 | 18:16

    Carlos,

    Aqui está uma mensagem mais apropriada:
    “Caro cidadão,

    Se está a ver esta mensagem é porque o site se encontra em manutenção devido à grande afluência de utilizadores.

    Por favor prossiga para este [a href="http://link.novo/"]servidor alternativo[/a].”

    E estava resolvido :o)

    Se o problema estava também relacionado com o facto de que aquele ip alojava mais sites e precisava de um vhost, registavam um dns temporário tipo “transparencia.dhs.org”!

    Haviam várias soluções…

    Hugz,
    Luís


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  7. 19/Jan/2009 | 20:58

    Viva,

    Efectivamente não foi a melhor forma, mas infelizmente durante o dia tem prioridade o emprego.

    Para além do mais, tenho de manifestar o meu desagrado perante os DNSs de vários ISPs nacionais que não respeitam os TTL.

    Quanto a receios sobre o sucesso, hoje até às 19h já tivemos mais visitas que na 5ª feira passada (onde já era uma festa autêntica), e o dobro dos KB transferidos (já vai em 7GB).

    Tendo em conta que se não faltasse capacidade de processamento no servidor, teríamos chegado no mínimo às 200 mil page views na Sexta-Feira, um dia de *pico* fora do normal, só posso ficar bastante contente com as 45357 até às 19h.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  8. 19/Jan/2009 | 21:28

    Boas,

    Pois, isso do emprego ter sempre prioridade estou 100% de acordo contigo. Mas sabendo perfeitamente de antemão o potencial que aquilo tinha para escalar da blogosfera para a comunicação social, talvez se pudessem ter precavido. Ou por outras palavras e mesmo que tivessem dúvidas, teria sido melhor terem pecado por excesso do que por defeito.
    E quanto à mensagem, come on… não tem desculpa ou justificação. Ainda por cima tem um erro ortográfico (é “mudámos” e não “mudamos”) e de pontuação que tornam o português confuso e incoerente.
    Exemplo: “Provavelmente http://www.transparencia-pt.org/ funcionará, tudo depende da resolução mas como este é o endereço secundário é menos provável que esteja na cache de DNS.”
    Com esta pontuação, é um granel.

    E isto dá mau aspecto. E o mau aspecto conta e muito. Como eu costumo dizer, dá o mesmo trabalho fazer mal ou fazer bem. Por isso, há que fazer bem.

    Os ISPs nacionais, já sabemos o que são. Ainda ontem enviei um e-mail que não chegou ao destino nem fez bounce. Deve estar em queue ou nalgum buraco negro. Mas atendendo ao SMTP que é e que não vou dizer aqui e agora (mas podes adivinhar ou ver pelos envelopes dos mails que troquei contigo) nunca esperei que acontecesse uma coisa dessas. Também mandei outro ontem à noite que era *muito suposto* ter tido resposta quase imediata e até agora… nada. Só não digo que não chegou com 100% de certeza porque ainda não perguntei a esta segunda pessoa como fiz com a primeira. Tive que usar o webmail do GMail e aí sim, chegaram.
    Enfim…

    Já agora, aquilo só passou no Público e Correio da manhã ou também noutros jornais (depois deixei de ver com atenção), mas pelo menos no Expresso, Sol Online e DN, não vi.
    E nos telejornais ? Passou ? Não vejo televisão, muito menos portuguesa.

    De qualquer modo, ainda bem que o projecto não caiu no esquecimento.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
  9. 19/Jan/2009 | 21:58

    E quanto à mensagem, come on… não tem desculpa ou justificação. Ainda por cima tem um erro ortográfico (é “mudámos” e não “mudamos”) e de pontuação que tornam o português confuso e incoerente.

    hms, também trabalhas num open space ruidoso onde por acaso nos últimos dias têm estado uma média de 4 pessoas em pé atrás do meu colega que está às minhas costas, prejudicando o seu E O MEU QUE NADA TINHA A VER COM ISSO trabalho? 5ª e 6ª fui para casa às 22h, porque só consegui trabalhar em condições depois das 18. Achas que contente? :)

    Que eu tenha tido a sorte de ter uma oferta para migrar o site imediatamente e que alguém tivesse estado a trabalhar nisso já foi muito bom, quanto mais preocupar-me com a mensagem polida (UFA)!

    Já agora, aquilo só passou no Público e Correio da manhã ou também noutros jornais (depois deixei de ver com atenção), mas pelo menos no Expresso, Sol Online e DN, não vi.

    Passou em mais sítios, tenho uma colecção de links para registar no nosso wiki.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  10. 19/Jan/2009 | 22:25

    Ok, eu compreendo que tu e os outros responsáveis pela ANSOL trabalham por amor à camisola e por carolice.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.