spam português no gmail
16/Jan/2009 @ 12:42 Internet

Se há razão para desde que o GMail abriu eu ter passado a adoptá-lo como o meu e-mail pessoal até hoje (e já lá vão muitos anos), é o seu sistema anti-SPAM. Até prescindi do meu adorado IMAP para isso. Escrevo o endereço à vontade em páginas Web tal como é, sem truques para tentar enganar os spammers e registo-me com ele nos sites há anos. Dito isto, SPAM a aterrar na minha inbox, são 4 ou 5 por semana. Contudo, nos últimos dias, ou os spammers portugueses se tornaram de repente muito inteligentes e descobriram como enganar o anti-SPAM do GMail, ou este desligou-o para o SPAM português :P
É que tenho recebido SPAM nosso numa quantidade que – embora não seja avassaladora, longe disso – também não é nada habitual.
Sou só eu ou há mais por aí quem se queixe do mesmo ?

-MG
rss 9 pás de carvão
  1. 16/Jan/2009 | 13:38

    Yep same here.

    Irrita-me mesmo ter que tar a apagar aquilo, e na última semana tem sido demais.


    A usar Mozilla Mozilla 1.9.0.5 em Linux Linux
  2. Nuno
    16/Jan/2009 | 13:51

    Ola

    Eu tenho tido desde ha mais de 1 ano algum spam a chegar e e na casa das 30 por semana… maioritariamente em ingles, mas com algum portugues do Brasil e phishing para clientes CGD.

    Desde que adoptei um 2o endereco com um . no meio do nome anterior, que passei a ter tambem algum spam com esse novo endereco. eles andem ai.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  3. 16/Jan/2009 | 14:10

    Não tenho a certeza de estarmos a falar da mesma coisa.
    Eu recebo carradas de SPAM, ficam é na respectiva pasta do GMail.

    Estou a falar é daquele que passa pelo filtro e chega à inbox.

    Estamos a falar do mesmo ?


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
  4. Nuno
    16/Jan/2009 | 14:22

    ah ta bem! entao nao senhor, no meu caso, o Gmail continua a apanhar todo o spam que me e dirigido e so capta 3 ou 4 falsos positivos por mes.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  5. 16/Jan/2009 | 15:03

    Aqui, também so muito raramente me chega algum à inbox (2 ou 3 por mes, se tanto) - ja no spam folder, são cerca de 30-40 por dia (com alguns em portugues)


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows XP
  6. Manifest0
    16/Jan/2009 | 15:24

    Porque é que não descarregas o mail, e aplicas filtros sobre o mail que é descarregado? Até ao momento não tenho tido problemas com SPAM…


    A usar Opera Opera 9.62 em Linux Linux
  7. 16/Jan/2009 | 15:36

    Eu descarrego o e-mail para o Thunderbird. Só uso o webmail quando não estou longe do meu computador.

    Mas se um SPAM passa como sendo não SPAM, com que critério é que eu antes de chegar à Inbox o filtro ? Só no caso de receber SPAMs iguais em tempos diferentes.

    Fora isso, o que dizes é uma impossibilidade. Ou então está a escapar-me algo.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
  8. Manifest0
    16/Jan/2009 | 15:51

    Os mails de spam não precisam de ser iguais, basta serem idênticos aos mails de spam que já recebeste.. Se usares algo que use bayes, ele vai aprendendo. Imagina o spam que recebes passa no filtro do gmail, ao receberes spam que passou, identificas esse mail como spam. Fazes isso cada vez que recebes um mail de spam (no thunderbird nao sei, pois quando usava isso ele parecia que em vez de aprender, desaprendia) e os mails identicos deixarão de passar no teu filtro. Eventualmente irão ficar retidos no filtro do gmail. Além disso deves sempre que possível reportar o spam em http://www.spamcop.net/anonsignup.shtml


    A usar Opera Opera 9.62 em Linux Linux
  9. 16/Jan/2009 | 15:57

    “Imagina o spam que recebes passa no filtro do gmail, ao receberes spam que passou, identificas esse mail como spam. Fazes isso cada vez que recebes um mail de spam (no thunderbird nao sei, pois quando usava isso ele parecia que em vez de aprender, desaprendia) e os mails identicos deixarão de passar no teu filtro.”
    Sim, isso por webmail eu sei. Eu falo mesmo é do que chega ao Thunderbird.

    Já agora, noutra nota, o GMail considera como SPAM carradas de e-mails vindos de mailings lists “conceituadas”, como a do MySQL, Apache, etc.


    A usar Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.5 em Windows Windows Vista
atira-lhe uma pá de carvão

Nota: Todos os comentários são moderados.